Real Madrid tem nome favorito para substituir Carlo Ancelotti

Escudo do Real Madrid (Foto: Reprodução)

A admissível saída de Carlo Ancelotti acendeu um senso de urgência no Real Madrid para buscar um sucessor à altura. Com a decisão do italiano em deixar o cargo após o fim da temporada, a cúpula merengue tem uns meses pela frente para ponderar atributos e avaliar nomes no mercado. Isso não quer dizer que já não haja um favorito nos bastidores.

Segundo informações da ‘Rádio Onda Cero’, que noticiou a decisão de Ancelotti em primeira mão, o técnico Xabi Alonso é o favorito para suceder o italiano na comissão merengue. O ex-jogador tem vivido um momento especial no futebol alemão à frente do Bayer Leverkusen.

Mesmo com vínculo até julho de 2026, Carlo Ancelotti deverá mesmo buscar novos rumos ao fim da temporada 2024/25. A permanência para o Mundial de Clubes ainda é avaliada, mas o italiano está convencido do fim de seu ciclo no Real e, por isso, a ideia é se aventurar em outro país.

Saída de Carlo Ancelotti

A ideia do italiano é justamente preservar a história que o consagrou como técnico com mais títulos na história do Real Madrid, com 15 conquistas até o momento. Por isso, fontes ligadas a Ancelotti dizem que o treinador está decidido e não há chances de um recuo.

O entendimento é que a instabilidade da temporada reflete no desgaste da relação de ambos lados. Além de responsabilizá-lo pelo desempenho questionável neste início de ano, a mídia espanhola também tem batido na tecla de uma suposta fadiga na relação com os jogadores – vice e versa.

Ancelotti tem lidado com críticas concentradas em sua liderança e isso tem acentuado sua insatisfação no trabalho desenvolvido com o grupo, principalmente pela falta de retorno dentro de campo. O Real Madrid figura na 20ª colocação da Champions League com apenas três pontos conquistados e, neste momento, está fora da zona de classificação.

Sondagem por Xabi Alonso

Em setembro de 2024, Xabi Alonso foi premiado pelo sindicato dos futebolistas alemães como melhor treinador da Bundesliga. O reconhecimento veio após a ‘dobradinha’ do comandante à frente do Bayer Leverkusen – inédita na história da equipe.

O prêmio denominado “Banco de Prata”, foi atribuído após o treinador receber certa de 84,1% dos votos, no qual participam todos os jogadores da Bundesliga e das ligas.

No Leverkusen desde 2022, o treinador liderou a equipe em 118 compromissos, conquistando 80 vitórias nesse período. Xabi ainda esteve à frente da equipe em 25 empates e sofreu apenas 13 derrotas até o momento, com uma média de 2,25 pontos por partida.

O Leverkusen ocupa a segunda colocação da Bundesliga nesta temporada, com 41 pontos, e é a equipe com maior invencibilidade da competição neste momento. Com 45, o Bayern lidera o torneio.

O reconhecimento como técnico faz parte de um pacote que o coloca na pretensão do Real Madrid. Isso porque além dos números adquiridos no futebol alemão, a cúpula merengue também aposta na forte identificação do profissional com a equipe espanhola.

Como jogador, Xabi Alonso defendeu o Real Madrid em 236 oportunidades entre 2009 e 2014. Marcou seis gols nesse período e ainda contribuiu com 31 assistências aos companheiros. Além disso, faturou a “La Décima” sob o comando justamente de Carlo Ancelotti na temporada 2013/14.