63 milhões: Al-Hilal contrata mais um brasileiro

Jorge Jesus durante um jogo do Al-Hilal (Foto: Reprodução/Al-Hilal)

Na última terça-feira (21/1), o Al-Hilal, da Arábia Saudita, anunciou a contratação de Kaio César, em um negócio junto ao Vitória de Guimarães, de Portugal. O atacante de 20 anos de idade assinou um vínculo válido com o clube saudita até junho de 2028.

A equipe comandada por Jorge Jesus pagou 10 milhões de euros, cerca de 63 milhões de reais, para tirar Kaio do time português. Ele foi formado nas categorias de base do Coritiba e atuou por uma temporada e meia no Velho Continente. Ao todo, acumulou 47 jogos, 4 gols e 8 assistências.

Ele é um atacante canhoto de lado de campo, que pode atuar tanto como ponta-direita quanto como ponta-esquerda. O bom desempenho na liga portuguesa, a versatilidade e a pouca idade chamaram a atenção do Al-Hilal.

Embora o jovem atue na mesma posição que Neymar, a contratação dele não necessariamente tem a ver com a saída do camisa 10. Por ter menos que 21 anos de idade, ele não interfere no critério de limite de jogadores estrangeiros, o qual o ex-santista está inserido.

A restrição da liga saudita limite cada time com o teto de 10 atletas não nascidos no continente asiático. Dois têm que ser obrigatoriamente sub-21 e os oito restantes podem ter qualquer idade. Atualmente o Al-Hilal conta com Marcos Leonardo, que se encaixa no critério de Kaio, Renan Lodi, Malcom, João Cancelo, Rúben Neves, Aleksandar Mitrovic, Sergej Milinkovic-Savic, Kalidou Koulibaly e Yassine Bounou, acima dos 21 anos.

Assim, Neymar já estaria fora de qualquer jeito da liga nacional. Hoje, ele só poderia atuar pela Liga dos Campeões asiáticas, que adota um regulamento menos rigoroso quanto aos estrangeiros.

Em todo caso, é certo que Neymar não continuará no Al-Hilal independentemente de Kaio César. Já está alinhavada a transferência dele para o Santos, a fim de cumprir o restante do contrato com o clube saudita. A partir de junho, ele poderá assinar com qualquer equipe que desejar, inclusive o próprio Peixe.