Melhores times do mundo em 2024: veja a posição do São Paulo

Luis Zubeldía com os jogadores do São Paulo antes do jogo contra o Águia — (Foto: Marcos Ribolli)
Luis Zubeldía com os jogadores do São Paulo antes do jogo contra o Águia — (Foto: Marcos Ribolli)

A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) publicou o aguardado ranking dos 700 melhores clubes de futebol do mundo para o ano de 2024. Consequentemente, o futebol brasileiro obteve notável presença na lista. Assim, o São Paulo assegurou sua posição entre os 30 melhores clubes globais.

Nesse sentido, o São Paulo conquistou o 29º lugar, somando 238 pontos, demonstrando a consistência do clube ao longo da temporada. Além disso, com seu desempenho em 2024, consolida sua posição como um dos clubes de destaque no cenário mundial.

Destaque para o São Paulo e outros clubes brasileiros

Além disso, outros clubes brasileiros também alcançaram colocações de destaque. O Botafogo, por exemplo, obteve a quinta posição, impulsionado pela conquista da Libertadores e do Campeonato Brasileiro. O Flamengo, campeão da Copa do Brasil, assegurou o oitavo lugar.

Outros clubes do Brasil, ademais, também marcaram presença no ranking. O Atlético-MG, por exemplo, garantiu a 13ª posição, enquanto o Corinthians ficou com a 30ª colocação. Do mesmo modo, o Palmeiras assegurou a 32ª posição. Assim, a presença desses clubes reforça a competitividade do futebol nacional e o contínuo destaque do Brasil no cenário esportivo global.

Critérios de avaliação da IFFHS e o sucesso brasileiro

A IFFHS utiliza critérios rigorosos para elaborar o ranking. A avaliação, leva em conta o desempenho dos clubes durante o ano, analisa resultados em torneios nacionais e internacionais, além de número de vitórias e títulos conquistados. O São Paulo se beneficiou de sua participação no Campeonato Brasileiro e em outras competições, o que garantiu sua colocação entre os 30 melhores do mundo.

Convém ressaltar que os clubes brasileiros presentes no ranking, notavelmente, disputaram a Série A do Campeonato Brasileiro de 2024. Desse modo, a análise da IFFHS se baseou nas performances demonstradas durante o ano.