Milton Neves aponta nome para substituir Dorival Jr na Seleção Brasileira

Milton Neves durante a programação da Bandeirantes (Foto: Reprodução/Bandeirantes)

Veja o que ele disse

Após bons trabalhos recentes no Flamengo e São Paulo, Dorival Júnior foi selecionado como o novo treinador do Brasil. Seu contrato se estende até dezembro de 2026. O treinador enfrentou o primeiro grande desafio na Copa América de 2024, sendo eliminado nas quartas de final pelo Uruguai nos pênaltis. Agora, o foco está nas Eliminatórias para qualificar a equipe para o Mundial de 2026.

Depois de um período de transição conturbado com Ramon Menezes e Fernando Diniz, além da ausência do italiano Carlo Ancelotti, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, recorreu a Dorival para tentar colocar a seleção novamente nos eixos.

A equipe brasileira disputou 14 partidas sob o comando de Dorival Júnior, com seis triunfos, sete empates e apenas uma derrota. As vitórias ocorreram contra a Inglaterra, México, Paraguai, Equador, Chile e Peru. Por outro lado, houve empates contra a Espanha, Estados Unidos, Costa Rica, Colômbia, Uruguai e Venezuela. O Paraguai venceu a partida.

Dorival Júnior vai convocar a seleção nesta sexta-feira — Foto: André Durão

A primeira partida de Dorival à frente da seleção ocorreu contra a Inglaterra no emblemático Wembley. Apesar dos diversos desfalques, o Brasil superou a Inglaterra com um gol solitário de Endrick.

Dorival escalou a mesma equipe titular que enfrentou a Inglaterra três dias antes no jogo contra a Espanha, no Santiago Bernabéu. O jogo foi caracterizado por uma campanha contra o racismo, em resposta aos insultos que Vinícius Júnior sofreu nos estádios espanhóis. Ademais, a partida não teve a presença do VAR, fator crucial para o resultado final, visto que o terceiro tento da equipe espanhola foi originado de um pênalti questionável. Rodrygo, Endrick e Lucas Paquetá marcaram para o Brasil.

Durante um jogo preparatório para a Copa América, o Brasil utilizou uma equipe tipicamente reserva. Andreas Pereira e Gabriel Martinelli marcaram para a seleção, mas Quiñonez e Ayala empataram o resultado. Finalmente, Endrick fez um gol após assistência de Vinícius Junior e ratificou a vitória por 3 a 2.

No último jogo preparatório para a Copa América de 2024, o Brasil conseguiu abrir o marcador contra os Estados Unidos, através de Rodrygo. Contudo, Pulisic igualou em um tiro livre ainda no primeiro tempo. A partida se manteve até o final, com destaque para Alisson na parte final da partida.

A primeira participação brasileira na Copa América foi apenas um quase triunfo. Marquinhos marcou um gol de forma milimetricamente irregular. Posteriormente, mais baseada na determinação do que na competência, o time buscou abrir o marcador de todas as maneiras, porém não conseguiu balançar as redes.

A segunda partida do Brasil na Copa América foi concluída com uma goleada e uma atuação deslumbrante de Vinícius Júnior. O atacante anotou dois tentos e selou a queda paraguaia na competição.

No último jogo da fase de grupos da Copa América 2024, Raphinha marcou um belo gol de falta, mas Daniel Muñoz empatou e o Brasil terminou na segunda posição do Grupo D.

A seleção brasileira foi eliminada da Copa América 2024 pelo Uruguai nas quartas de final, após um empate sem gols no tempo regulamentar.

Na primeira partida sob o comando de Dorival Júnior nas Eliminatórias, a equipe brasileira superou o Equador por 1 a 0, no estádio Couto Pereira. Rodrygo marcou o único gol com um chute desviado de fora da área.

Em mais uma atuação decepcionante do Brasil, Dorival Júnior experimentou pela primeira vez a dor da derrota à frente da Amarelinha. Um belo gol de Diego Gómez garantiu a vitória do Paraguai por 1 a 0, no estádio Defensores Del Chaco.

No primeiro minuto, o Brasil foi pego de surpresa por um gol de Eduardo Vargas pelo Chile. Mesmo enfrentando dificuldades iniciais na criação de jogadas, a seleção brasileira alcançou o empate aos 44 minutos do primeiro tempo, através de um gol de Igor Jesus. No segundo tempo, Dorival Júnior fez algumas alterações, e foi através de Luiz Henrique que o Brasil marcou o gol da vitória, virando o jogo nos instantes finais.

A segunda vitória consecutiva do Brasil nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. No Estádio Mané Garrincha, em Brasília, a seleção venceu o Peru por 4 a 0. Raphinha fez os dois gols iniciais, ambos de penalidade máxima, enquanto Andreas Pereira e Luiz Henrique ampliaram a vantagem.

No primeiro tempo, a seleção mostrou bom rendimento e abriu o marcador com um gol de falta de Raphinha. No entanto, não conseguiu manter a mesma intensidade após o intervalo, sofrendo o gol de empate de Telasco Segovia com menos de um minuto. Vinícius Junior teve a oportunidade de ampliar, porém desperdiçou um pênalti que Romo defendeu.

No último jogo das Eliminatórias para a Copa do Mundo, o Brasil ficou no empate com o Uruguai em 1 a 1, terminando o ano em 5o lugar na classificação para 2023. Embora tenha 62% de posse de bola, o time acabou levando o gol aos 10 minutos da segunda etapa, quando Valverde acertou um chute de fora da área. Sete minutos mais tarde, Gérson empatou para o Brasil com um potente chute de fora da área. Apesar de pressionada, a equipe desperdiçou boas chances com Luiz Henrique, Raphinha e Estevão.

Com um trabalho bem questionável e alguns resultados que deixaram a desejar claro que chamou a atenção do jornalista Milton Neves que inclusive já mandou um recado supor importante para o técnico após ser bastante especulado o nome do Carlo Ancelotti para seu lugar.

“Tremenda sacanagem com Dorival”, disse ele, no Uol. Logo em seguida, o comentarista ligou o sinal de alerta ao ex-técnico do Flamengo e SPFC:

“Mas a verdade é que agora Júnior terá enorme sombra para a sequência de seu trabalho na seleção. Qualquer tropeço do time da CBF neste ano repercutirá de forma estrondosa. E o problema é que é bem possível que a seleção tropece bastante nesta temporada”, completou Milton Neves.