A imprensa espanhola passou a vincular o nome de Darwin Machís, do Real Valladolid, ao Vasco da Gama nas últimas horas. A ligação entre as partes teria surgido após o venezuelano de 31 anos externar seu desejo de buscar novos ares à diretoria espanhola. O Cruz-Maltino, por sua vez, se mostrou interessado na contratação do atacante.
- André Jardine pode atrapalhar os planos do Vasco por Brian Rodríguez
- Maurício Lemos revela seus objetivos no Vasco
Para contratá-lo, entretanto, o Vasco terá que superar a concorrência do Granada, da Espanha, que também se interessa pelo atleta. Machís chegaria ao clube da Zona Norte do Rio como um atacante com rodagem na seleção nacional e no futebol europeu. Inclusive, o atacante enfrentou o Real Madrid de Vinicius Júnior recentemente. As equipes, aliás, se reencontram pela La Liga neste sábado (25), a partir das 17h.
O Granada, concorrente do Vasco na negociação, já pôde contar com Machís em duas oportunidades entre 2012 e 2022. A primeira passagem de Machís pela Espanha ocorreu ainda nas categorias de base, e a carreira profissional se desenrolou quase toda no futebol espanhol.
Perfil de Machís
As peculiaridades do futebol sul-americano acrescidas de experiências europeias tornam Machís um jogador com características interessantes. Conhecido por sua versatilidade, o venezuelano também se destaca pela velocidade e capacidade de finalização. A habilidade no drible é outro fator que contribui para avaliação positiva do scout.
Carreira profissional
Machís apareceu para o futebol profissional no Mineros de Guayana, da Venezuela, onde se destacou com oito gols em 28 partidas. Essa, inclusive, foi sua única experiência na terra natal.
Transferiu-se ao time B do Granada em julho de 2012, mas acabou emprestado ao Vitória (POR) seis meses depois. Machís só chegou ao time principal da equipe espanhola três anos depois, em 2015.
O venezuelano foi emprestado ao Huesca (ESP) em agosto do mesmo ano, um mês após ser promovido ao time principal. Machís ainda passou pelo Leganés e Udinese (ITA) antes de deixar definitivamente o Granada.
A passagem do atacante pelo futebol italiano foi tímida, com apenas 13 partidas e nenhum gol marcado. Ciente que não teria espaço, foi emprestado ao Cádiz, da segunda divisão espanhola, e por lá teve um desempenho notável: com oito tentos em 15 jogos.
Retornou ao Granada em 2019 e permaneceu no clube até 2022. Antagônica à primeira passagem, Machís teve um desempenho significativo nas principais competições da equipe, com contribuições principalmente na La Liga e UEFA Europa League.
Antes de chegar ao Real Valladolid, em janeiro de 2023, Machís defendeu o FC Juarez (MEX) por uma temporada e anotou apenas um gol em 11 partidas. O vínculo do atacante venezuelano com a equipe espanhola tem vigência até junho de 2026.