O sucesso de Filipe Luís à frente do Flamengo não é uma surpresa para Jorge Jesus. Ele contou que desde que o português comandava o Rubro-Negro, sabia da decisão do ex-lateral em seguir uma carreira à beira do campo. Por isso, ele procurou diversas inspirações para dar cabo a esse plano.
- Tem que respeitar! Flamengo lidera como o clube mais rico da América do Sul
- Flamengo: a declaração de Mauro Cezar Pereira direcionada a José Boto
Durante o período em que Tite comandou o Mais Querido, nunca houve um consenso quanto ao trabalho dele. O modo de jogar e as escolhas do ex-treinador da Seleção Brasileira incomodavam a torcida e a diretoria, até que a eliminação na Copa Libertadores da América o fizeram perder o cargo.
Para o lugar, assumiu o ex-lateral esquerdo do clube, Filipe Luís. Desde que havia se aposentado dos gramados, vestindo a camisa rubro-negra, ele era técnico das categorias de base do time da Gávea e com a troca da comissão técnica, assumiu o elenco profissional.
Longe da briga pelo título do Campeonato Brasileiro, restava então avançar o máximo que dava na Copa do Brasil. No entanto, mesmo sem tanta expectativa quanto ao trabalho dele, Filipe Luís acabou se sagrando pentacampeão com o Flamengo.
Para o histórico treinador do clube, Jorge Jesus, a ascensão do ex-lateral como comandante do Rubro-Negro é resultado de uma decisão que ele tomou quando ainda atuava. Em entrevista à Band, o português contou que Filipe se cercou de inspirações para trilhar a carreira como técnico, incluindo o europeu.
“Eu continuo falando muito com o Filipe. Não agora, que ele foi para os Estados Unidos. É importante: ele, quando já era jogador, ele sabia o que ele queria ser, sabia que queria seguir a carreira de treinador, e foi à procura daqueles treinadores de referência para ele, que pudessem dizer algo em função da ideia dele. Ele sabe o que quer”, disse Jorge Jesus à Band.