O ex-volante do Corinthians, Gabriel, foi contratado pelo Bragantino para essa temporada e estreou pelo clube do interior de São Paulo na última quarta-feira (22), pelo Paulistão, na vitória por 1 a 0 contra a equipe do Velo Clube, em Bragança.
Notícias mais lidas:
- Bahia x Sampaio Corrêa: Gabriel Xavier vai jogar?
- Corinthians: a declaração de Casagrande sobre a contratação de Gabriel Paulista
Experiente jogador, hoje ele tem 32 anos e soma títulos expressivos de Campeonato Paulista e Campeonato Brasileiro na bagagem.
Em sua primeira entrevista, Gabriel ressaltou a importância de almejar títulos e ir em busca das conquistas, e vai usar da experiência e da bagagem que ele chega a equipe para conseguir esse feito.
“É uma tarefa que você constrói no dia a dia. Você constrói uma equipe campeã, um time vencedor, não do dia para a noite. Eu vejo que aqui tem capacidade para isso, por isso que eu estou aqui. Como eu falei, o primeiro objetivo quando eu estou no clube é vencer e ser campeão. A vitória de ontem nos dá uma força para nós encararmos todos os jogos de uma maneira como se fosse uma final. (…) Ontem nós mostramos uma força, mostramos realmente uma mentalidade, que é uma vitória que lava a alma, uma vitória que mostra uma mentalidade do grupo que está, que não desiste, que briga por todas as bolas e conseguimos fazer o gol praticamente no último lance do jogo. (…) Todos os jogos são importantes para nós podermos construir isso. São pequenos detalhes para chegar no final com o time mais cascudo, com o time com mais rodagem para a decisão”.
O Bragantino teve seu último título conquistado em 2019, ano em que se tornou clube/empresa, e venceu a série B do Brasileirão.
Em 2021, chegou à final da Copa Sul Americana e perdeu na decisão. Mas, figurou entre os semifinalistas do Paulistão, e em torno do G4 do Brasileirão. Em 2024, no entanto, brigou contra o rebaixamento.
Gabriel também ressalta o fator fundamental que é estar compartilhando boas experiências entre equipe e que vai ter a ajuda dos mais jovens para isso:
“Acredito que a experiência nós vamos passando no dia a dia, durante os treinamentos, durante as concentrações, os jogos, que é o mais importante. Acho que o pessoal mais jovem aqui, apesar de jovens, tem uma rodagem boa, uma experiência boa. Passaram por algumas coisas dentro do futebol já. Então, todo mundo que está aqui tem a sua história, tem os seus objetivos individuais. Mas o que a gente vai passar, o que nós vamos trabalhar em cima, são os objetivos coletivos. O objetivo do Red Bull Bragantino é vencer, é ganhar títulos”
O que ele diz sobre o rebaixamento com o Athletico?
Em 2024, Gabriel esteve no elenco do Athletico Paranaense rebaixado no Brasileirão, ele diz que tudo se leva como experiência para o futuro:
“Tudo serve de lição. É como você bem disse: são duas equipes que, se você pega por elenco no começo do campeonato, você nunca vai colocar que vai brigar pelo o que brigou no ano passado. Isso acaba até pegando os próprios jogadores, torcedores, de surpresa. Pode ter certeza que são times que não estão acostumados a jogar nessa posição da tabela. Isso requer muitas coisas e nós temos que, sim, tirar lição, um aprendizado que, teoricamente, nos momentos não tão bons para você poder crescer. O Red Bull teve uma reta final importante que fez com que o time se mantivesse na Série A do Campeonato Brasileiro”