Corinthians: Yuri Alberto ganha destaque no exterior

Yuri Alberto em ação pelo Corinthians (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

O grande desempenho que Yuri Alberto teve na última temporada o colocou na lista dos maiores artilheiros do planeta. Segundo um levantamento do Observatório do Futebol (CIES), o atacante do Corinthians ficou acima de craques do futebol mundial, incluindo Lionel Messi.

Embora tenha sido alvo de críticas do torcedor corintiano, Yuri Alberto terminou 2024 com números expressivos. Com os 31 gols marcados em todo o ano, ele ficou no topo da artilharia no Brasil. Além de também ter se sagrado como o maior goleador do Campeonato Brasileiro, com 15 gols.

Graças a esses gols, ele ajudou o Timão a se classificar para a Copa Libertadores da América, depois de ser ameaçado de rebaixamento. Com Memphis Depay e Rodrigo Garro, formou o trio ofensivo que acumulou nove vitórias seguidas na reta final do Brasileirão.

Os tentos anotados por ele foram distribuídos entre Campeonato Paulista, cinco, Copa do Brasil, 2, e Copa Sul-Americana, 9. O desempenho no torneio continental, além de levar a equipe para às semifinais também o elevou ao posto de artilheiro da competição.

No ranking de maiores artilheiros do planeta, Yuri Alberto ficou na 28ª posição geral, com o mesmo número de gols que o craque do Liverpool Mohamed Salah. Ainda, ele ficou acima de outros astros do futebol mundial como Raphinha, do Barcelona, Lionel Messi, do Inter Miami, Lautaro Martínez, da Internazionale, e Kai Havertz, do Arsenal.

Corinthians e Zenit detém metade dos direitos econômicos de Yuri Alberto, cada um. Por isso, havia a expectativa de que o clube russo fosse forçar uma transferência para a Europa. Times da Premier League demonstraram interesse no jogador, como confirmou o empresário dele, André Cury.

No entanto, o Timão se negou a negociar o atleta nesse primeiro momento e o manteve para o começo da temporada.