O grande desempenho que Yuri Alberto teve na última temporada o colocou na lista dos maiores artilheiros do planeta. Segundo um levantamento do Observatório do Futebol (CIES), o atacante do Corinthians ficou acima de craques do futebol mundial, incluindo Lionel Messi.
Notícias mais lidas:
- Declaração de Talles Magno, situação de Igor Coronado e recado de Emiliano Díaz: as últimas notícias do Corinthians
- Previsão de Sormani, recado para Rodrigo Garro e declaração de Ramón Díaz: as últimas notícias do Corinthians
Embora tenha sido alvo de críticas do torcedor corintiano, Yuri Alberto terminou 2024 com números expressivos. Com os 31 gols marcados em todo o ano, ele ficou no topo da artilharia no Brasil. Além de também ter se sagrado como o maior goleador do Campeonato Brasileiro, com 15 gols.
Graças a esses gols, ele ajudou o Timão a se classificar para a Copa Libertadores da América, depois de ser ameaçado de rebaixamento. Com Memphis Depay e Rodrigo Garro, formou o trio ofensivo que acumulou nove vitórias seguidas na reta final do Brasileirão.
Os tentos anotados por ele foram distribuídos entre Campeonato Paulista, cinco, Copa do Brasil, 2, e Copa Sul-Americana, 9. O desempenho no torneio continental, além de levar a equipe para às semifinais também o elevou ao posto de artilheiro da competição.
No ranking de maiores artilheiros do planeta, Yuri Alberto ficou na 28ª posição geral, com o mesmo número de gols que o craque do Liverpool Mohamed Salah. Ainda, ele ficou acima de outros astros do futebol mundial como Raphinha, do Barcelona, Lionel Messi, do Inter Miami, Lautaro Martínez, da Internazionale, e Kai Havertz, do Arsenal.
Corinthians e Zenit detém metade dos direitos econômicos de Yuri Alberto, cada um. Por isso, havia a expectativa de que o clube russo fosse forçar uma transferência para a Europa. Times da Premier League demonstraram interesse no jogador, como confirmou o empresário dele, André Cury.
No entanto, o Timão se negou a negociar o atleta nesse primeiro momento e o manteve para o começo da temporada.