Ele trocou o Santos pelo Atlético-MG

Arena MRV, estádio do Atlético-MG (Foto: Reprodução/Atlético)

O Atlético-MG anunciou nesta quinta-feira a contratação de Paulo Bracks como Chief Sports Officer (CSO), cargo equivalente ao de coordenador geral de futebol. O dirigente de 43 anos será apresentado oficialmente na sexta-feira, na sede de Lourdes, e terá a missão de comandar todo o departamento de futebol do clube, incluindo o time principal, as categorias de base e o futebol feminino.

Natural de Belo Horizonte, Bracks volta ao futebol mineiro após quase cinco anos. Em sua última passagem pelo estado, trabalhou no América-MG, onde começou a carreira na gestão de clubes. Na semana passada, ele pediu demissão do Santos, clube onde ocupava o cargo de executivo de futebol, para aceitar o convite do Galo.

A negociação com Paulo Bracks, no entanto, não foi o plano inicial do Atlético. Antes de fechar com o dirigente, o clube tentou contratar Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, e André Zanotta, que atualmente trabalha no FC Dallas, dos Estados Unidos. Após sondar outros nomes, o Alvinegro definiu Bracks como a melhor opção para o cargo.

Com vasta experiência no futebol, Bracks é advogado especialista em direito esportivo e gestão. Foi auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) entre 2008 e 2014, diretor de competições da Federação Mineira de Futebol (FMF) de 2014 a 2017 e professor da CBF Academy desde 2010. O dirigente também possui cursos de gestão pela UEFA Academy, Premier League e La Liga.

A trajetória nos clubes começou em 2018, no América-MG, onde Bracks assumiu a base e rapidamente subiu ao profissional. Depois, teve passagens marcantes pelo Internacional e Vasco, antes de trabalhar no Santos. Agora, no Atlético, ele chega para integrar a SAF (Sociedade Anônima do Futebol), ocupando um cargo superior ao de Victor Bagy, atual diretor de futebol, que segue responsável pelo dia a dia do time profissional.

A chegada de Bracks representa uma nova etapa na gestão do futebol do Atlético-MG. Com experiência em diferentes áreas e mercados, o novo CSO terá o desafio de alinhar os projetos esportivos do clube e reforçar sua posição no cenário nacional e internacional.