Jorge Jesus reflete sobre legado no futebol brasileiro e exalta treinadores portugueses
Jorge Jesus, técnico do Al Hilal, comentou em entrevista sobre a influência que sua passagem pelo Flamengo teve no futebol brasileiro. Ele destacou a mudança de mentalidade que trouxe ao país e afirmou que seu trabalho foi responsável por transformar a abordagem tática e a forma de jogo das equipes no Brasil.
Notícias mais lidas:
“A minha passagem obrigou o futebol brasileiro e o próprio treinador a olhar o jogo de outra maneira. Quando chegamos, o futebol era muito de posição, de pouca pressão. Hoje, eles já sabem o que é fazer pressão alta. Esse foi um dos componentes que mudaram o futebol brasileiro, porque a qualidade do jogador continua lá, mas só o talento não ganha jogos. Hoje, as grandes equipes do Brasil estão a ir por essa mudança, como na Europa”, analisou Jorge Jesus.
O treinador português também falou sobre o impacto de seu trabalho para os colegas que vieram depois dele, como Abel Ferreira e Artur Jorge, que conquistaram títulos importantes por Palmeiras e Botafogo, respectivamente. Para Jorge Jesus, a revolução iniciada no Flamengo pavimentou o caminho para os sucessos de outros treinadores de seu país no Brasil.
“E, sim, sinto que deixamos um legado para que os outros treinadores portugueses, como Abel e Artur Jorge, tivessem a continuidade dessa ideia. Isso fez com que 3 treinadores portugueses no espaço de 5 anos ganhassem. Eu me sinto como o Pedro Álvares Cabral do futebol português no Brasil, onde foi confirmado e justificado”, afirmou.
Ao exaltar os técnicos de seu país, Jorge Jesus reiterou a sua crença na qualidade dos portugueses no comando de equipes. Para ele, a excelência desses profissionais é comparável à de grandes jogadores no futebol mundial.
“O treinador português é o melhor treinador do mundo. Não estou dizendo que são todos iguais. O Messi não são todos Messis e nem Neymar, nem Ronaldinho… Mas dentro do que 3, 4 treinadores portugueses, são os melhores do mundo”, concluiu Jorge Jesus.