São Paulo: com multa de mais de 307 milhões, ele pode ser vendido para a Europa

Escudo do São Paulo (Foto: Reprodução/São Paulo)

Figurinha carimbada no scout do Porto (POR), João Moreira, de 20 anos, usou a pré-temporada para convencer Luis Zubeldía que pode ser opção para temporada. Lateral-direito, o jovem talento tricolor também faz a função do outro lado de campo e pode ser uma peça-chave para suprir carências no elenco.

O São Paulo sofre com lacunas nas laterais enquanto aguarda a chegada de Wendell, prevista para o meio do ano, e busca por nome para o outro lado de campo. Atualmente, Zubeldia conta com Igor Vinícius e Moreira (direita), além de Patryck e Enzo Díaz (esquerda).

Sem o reforço pré-contratado à disposição e sem nome no radar para o lado direito, Moreira desponta como peça-chave para preencher as lacunas. O jovem é lateral-direito de origem, mas cumpria funções pela esquerda na base de Cotia. As habilidades inclusive foram testadas durante a pré-temporada.

Além do que pode entregar cumprindo seu papel de origem, o jovem também foi testado duas vezes pela esquerda: titular no empate em 1 a 1 com o Cruzeiro, pela FC Series, e na estreia da equipe no Paulistão, diante do Botafogo-SP.

Interesse do Porto

O scout do Porto acompanha João Moreira desde 2020, mas sabe que terá que desembolsar uma boa quantia se quiser tirá-lo de Cotia. Isso porque o lateral tem contrato com o clube até junho de 2027 e uma multa rescisória de 50 milhões de euros (cerca de R$ 307 milhões na cotação atual).

Apesar de acompanhá-lo há cerca de cinco anos, o Porto só fez uma proposta oficial pelo jovem em agosto do ano passado. Os portugueses ofereceram 4 milhões de euros pelo lateral à época, mas o São Paulo fez jogo duro e impôs exigências ‘inviáveis’ aos dirigentes do Velho Continente.

Em dezembro, o São Paulo chegou a oferecer Moreira por empréstimo de 18 meses ao Porto em troca de Wendell, mas o negócio também não avançou. O Tricolor chegou a um acordo com o lateral de forma independente e mantém expectativa por uma liberação imediata.