Após polêmicas, Corinthians se classifica para a final da Copinha Sub-15

Escudo do Corinthians na Néo Química Arena (Foto Reprodução/Instagram)

Corinthians e Seleção de Votorantim garantem vaga na final da Copinha de Votorantim 2025

A edição de 2025 da Copinha de Votorantim está prestes a conhecer seus campeões, com o Corinthians e a Seleção de Votorantim se classificando para a final do torneio sub-15. As duas equipes garantiram seus lugares na decisão após vitórias dramáticas nas semifinais, realizadas nesta sexta-feira, no estádio Domenico Paolo Mitidieri, que também será palco da final neste domingo, às 10h.

O Corinthians, conhecido como Timãozinho, teve um jogo tenso contra o Noroeste. Após empate sem gols no tempo normal, a vaga na final foi decidida nos pênaltis. O goleiro Matheus brilhou, defendendo duas cobranças e se tornando o herói da classificação. O Alvinegro ainda teve a bola da vitória nas trave em três oportunidades durante o tempo regulamentar, mas a emoção e a superação nos pênaltis garantiram a vitória por 4 a 2.

No primeiro jogo da jornada, a Seleção de Votorantim protagonizou uma grande exibição ao golear o São Bento por 4 a 1. Os gols da equipe da cidade-sede foram marcados por Erik, Wellington, Cirilo e Pedro, este último contra. O Bentinho conseguiu reduzir a diferença com um gol de Fabinho, mas não foi o suficiente para evitar a derrota. Com a vitória, Votorantim se garantiu na final do torneio pela segunda vez, buscando reeditando a final de 2003, quando o Corinthians venceu por 2 a 0.

A final de 2025 será um reencontro entre as duas equipes, que protagonizaram o jogo de abertura desta edição do torneio, quando o Timãozinho venceu a Seleção de Votorantim por 3 a 0. A expectativa agora é por um confronto ainda mais acirrado entre os times, que, apesar de terem se enfrentado antes, têm história e rivalidade para tornar o duelo ainda mais emocionante.

Curiosamente, a edição de 2025 da Copinha de Votorantim passou por uma reestruturação em sua formação. Inicialmente, o torneio teria 16 equipes, mas devido à desistência de 13 times, a competição foi reorganizada com 12 participantes, divididos em três grupos. Além dos três clubes originais – Corinthians, Votoraty e Seleção de Votorantim –, nove novas equipes entraram na disputa, sendo elas: Lemense, Paulínia, Aster-SP, União São João, Prata da Casa-SP, Noroeste, Inter de Limeira, Rio Branco-SP e São Bento.

Desde a sua criação em 1991, a Copinha de Votorantim tem se consolidado como um celeiro de grandes talentos do futebol brasileiro, revelando nomes como Neymar, Adriano Imperador, Vinícius Júnior, Rodrygo, Renato Augusto e Casemiro, entre outros. A competição continua sendo um dos torneios de base mais importantes do país, com jogos disputados em dois tempos de 30 minutos.