Um dos maiores símbolos de São Paulo está de cara – e identidade – nova e pronto para ser reutilizado: o Novo Pacaembu. Cedido à concessionária Allegra Pacaembu, o complexo, agora batizado de Mercado Livre Arena Pacaembu, foi reinaugurado na manhã deste sábado, dia 25, após um período de três anos e meio de obras.
Notícias mais lidas:
A data escolhida para reinauguração não poderia ser diferente, afinal hoje, dia 25 de janeiro, é aniversário da cidade de São Paulo. De quebra, a Arena Pacaembu foi palco logo de um Majestoso pela decisão da Copinha 2025 – principal torneio de base do futebol brasileiro.
Os gigantes São Paulo e Corinthians inauguraram o novo tapete da Arena em decisão disputada às 10h deste sábado (25), pela edição 55ª da Copinha. O Tricolor venceu o arquirrival por 3 a 2, de virada, e sagrou-se o primeiro campeão do novo complexo.
O novo Pacaembu. pic.twitter.com/6haRxybf4d
— Ricardo Magatti (@RMagatti) January 25, 2025
As obras
Foi a maior intervenção no complexo desde sua construção na década de 1930, com orçamento de aproximadamente R$ 800 milhões e cerca de três anos e meio de obras. Nos primeiros anos pós-inauguração, em 1940, o Pacaembu chegou a receber público com mais de 70 mil pessoas nas arquibancadas, mas a capacidade foi reduzindo com o passar do tempo. Agora, a Mercado Livre Arena Pacaembu terá espaço para comportar no máximo 26 mil pessoas.
A capacidade reduzida para o limite de 26 mil pessoas se deu pela modernização no interior. Isso porque uma das arquibancadas, localizada atrás de um dos gols, foi demolida para construção de um prédio multiuso. O espaço agora conta com Centro de Reabilitação Esportiva, Hub de Inovação, Hotel, Cobertura, Restaurantes e Esplanada.
Construção do Hotel
Para ser mais preciso, o prédio multiuso foi construído no lugar que pertencia anteriormente ao famoso Tobogã. Vale frisar que o hotel ainda está em construção e tem previsão de entrega para este ano. A proposta envolve um hotel temático da Universal Music e um centro de reabilitação esportiva do Hospital Albert Einstein – um dos mais conceituados da capital.
O prédio também conta com o Mercado Pago Hall, ou seja, um espaço destinado a shows e eventos. Estima-se que o espaço comporte até 8 mil pessoas. Além disso, o hotel oferece uma rede de mais de dez restaurantes em sua cobertura.
A construção no local do Tobogã também conta com uma vista privilegiada do gramado. Os restaurantes da cobertura mencionada acima, por exemplo, contam com visão direta para o campo do novo Pacaembu – com todo último piso destinado exclusivamente a isso.
Mais novidades no estádio
As arquibancadas contam, a partir de agora, com áreas de circulação devido à construção “escavada”. Ou seja, os torcedores terão acessos a banheiros e lanchonetes nesse espaço. Além disso, o complexo ainda conta com cerca de 25 novos camarotes – mais modernizados em relação aos anteriores.
O gramado é sintético e, inclusive, passou por testes nos últimos meses.
Haverá, ainda, um complexo esportivo localizado atrás do estádio – este ainda em reformas. O projeto deste espaço prevê a preservação das características originais da inauguração em 1940. As madeiras do ginásio de tênis, por exemplo, foram recuperadas e contam com portas de Pau-Brasil.
O espaço
Como dito, o estádio terá capacidade para 26 mil torcedores em partidas de futebol. O número sobe para 40 mil quando utilizado para shows e eventos. O público também contará com acesso e espaços no centro de eventos, ginásio poliesportivo, centro de tênis e a piscina olímpica.
O novo estacionamento oferece espaço com 400 vagas.