Vasco emite nota oficial sobre Léo Pelé

Léo pelo Athletico-PR (Foto: Reprodução/Instagram)

O Vasco da Gama, ex-clube de Léo, emitiu uma nota de repúdio ao racismo sofrido pelo zagueiro no último sábado, 25, durante o clássico contra o Coritiba, no Couto Pereira. O Cruz-Maltino reiterou seu apoio ao atleta e exigiu rigor na punição ao responsável pelo crime – ainda não identificado.

Um vídeo gravado pelo próprio agressor circulou nas redes sociais momentos após o empate sem gols no primeiro Atletiba do ano. No registro, é possível identificar uma série de insultos raciais oriundos da torcida do Coritiba e direcionados ao zagueiro, que deixava o campo após ser punido com cartão vermelho.

“Macaco não se cria no Couto Pereira. Vai embora, Léo Pelé, seu macaco, seu preto. Aqui não, olha para cá, seu macaco”, proferiu o agressor que estava localizado no setor destinado aos torcedores do Coritiba.

Nota de repúdio

“O Vasco da Gama manifesta seu total repúdio aos atos de racismo dirigidos ao atleta Léo durante a partida entre Coritiba e Athletico Paranaense na tarde de hoje (25/01).

Em 126 anos de história, lutamos contra o racismo e elitismo. Reafirmamos, portanto, que não há espaço para preconceito no esporte ou na sociedade. Exigimos a identificação e punição dos responsáveis por esses atos. Seguiremos firmes na defesa da igualdade, da justiça e da dignidade humana”.

Léo recebe apoio nas redes sociais

Companheiro do zagueiro nos tempos de Vasco, o meia Dimitri Payet também manifestou apoio ao zagueiro através das redes sociais. “Eu quero expressar todo o meu apoio ao meu irmão Léo Pelé neste momento difícil. Dizer não ao racismo é dizer sim à humanidade. A ignorância e o medo alimentam o racismo”, dizia um trecho da mensagem.

O caso causou estarrecimento nas redes sociais de ontem para hoje, principalmente pela falta de repreensão ao agressor, que profere os insultos tranquilamente. Amantes do futebol abriram mão da rivalidade e se uniram em uma onda de apoio a Léo, e o ato dominou os assuntos do ‘X’ neste domingo (26).

“Ao Léo Pelé, toda a minha força do mundo para esse momento difícil. É nítido que desde quando chegou, criou uma ótima relação com a camisa do nosso clube. Que essa atitude sofrida seja combatida não só por ele, mas por todos nós. A torcida do CAP está contigo”, escreveu um athleticano.