O Vasco da Gama, ex-clube de Léo, emitiu uma nota de repúdio ao racismo sofrido pelo zagueiro no último sábado, 25, durante o clássico contra o Coritiba, no Couto Pereira. O Cruz-Maltino reiterou seu apoio ao atleta e exigiu rigor na punição ao responsável pelo crime – ainda não identificado.
Notícias mais lidas:
Um vídeo gravado pelo próprio agressor circulou nas redes sociais momentos após o empate sem gols no primeiro Atletiba do ano. No registro, é possível identificar uma série de insultos raciais oriundos da torcida do Coritiba e direcionados ao zagueiro, que deixava o campo após ser punido com cartão vermelho.
“Macaco não se cria no Couto Pereira. Vai embora, Léo Pelé, seu macaco, seu preto. Aqui não, olha para cá, seu macaco”, proferiu o agressor que estava localizado no setor destinado aos torcedores do Coritiba.
um torcedor do coritiba praticando racismo com o zagueiro léo pele
— out of context brasileirão (@oocbrsao) January 25, 2025
nojento demais isso aqui, esperamos que esse babaca seja identificado e punidopic.twitter.com/CGYOpTTNjU
Nota de repúdio
“O Vasco da Gama manifesta seu total repúdio aos atos de racismo dirigidos ao atleta Léo durante a partida entre Coritiba e Athletico Paranaense na tarde de hoje (25/01).
Em 126 anos de história, lutamos contra o racismo e elitismo. Reafirmamos, portanto, que não há espaço para preconceito no esporte ou na sociedade. Exigimos a identificação e punição dos responsáveis por esses atos. Seguiremos firmes na defesa da igualdade, da justiça e da dignidade humana”.
Léo recebe apoio nas redes sociais
Companheiro do zagueiro nos tempos de Vasco, o meia Dimitri Payet também manifestou apoio ao zagueiro através das redes sociais. “Eu quero expressar todo o meu apoio ao meu irmão Léo Pelé neste momento difícil. Dizer não ao racismo é dizer sim à humanidade. A ignorância e o medo alimentam o racismo”, dizia um trecho da mensagem.
O caso causou estarrecimento nas redes sociais de ontem para hoje, principalmente pela falta de repreensão ao agressor, que profere os insultos tranquilamente. Amantes do futebol abriram mão da rivalidade e se uniram em uma onda de apoio a Léo, e o ato dominou os assuntos do ‘X’ neste domingo (26).
“Ao Léo Pelé, toda a minha força do mundo para esse momento difícil. É nítido que desde quando chegou, criou uma ótima relação com a camisa do nosso clube. Que essa atitude sofrida seja combatida não só por ele, mas por todos nós. A torcida do CAP está contigo”, escreveu um athleticano.