Nico De La Cruz chegou ao Flamengo como uma ‘lembrancinha’ de R$ 77,7 milhões do papai Noel para Nação, no dia 24 de dezembro de 2023. O uruguaio desembarcou no Rio sob muita expectativa devido ao retrospecto no River Plate de Marcelo Gallardo, mas ainda está bastante aquém na visão de Renato Maurício Prado.
Notícias mais lidas:
“O De La Cruz já mostrou muito (futebol), mas hoje em dia não está mostrando. O Filipe Luís vai ter que entender o motivo. Ano passado foi exaustão total, foi estropiado na Copa América, voltou com problema de joelho, muscular, problema de tudo. Mas na chegada dele, até ir para a Copa América, jogou muita bola”, iniciou.
“Ninguém tem dúvida da qualidade dele. Agora, eu concordo que ele vai precisar mostrar de novo o que ele jogou quando foi contratado. Depois da Copa América se transformou em um jogador normal, menos que o normal, fraco”, completou a análise em seu canal no Youtube.
Lesões
Antes de mais nada, Nico sofreu as consequências de um período praticamente sem férias em meio à transferência e ainda sentiu a exigência do calendário quase desumano do futebol brasileiro. Essa soma de fatores resultou em um período conturbado de lesões.
Entre o primeiro e o último dia de agosto do ano passado, por exemplo, Nico sofreu com dois tipos de problemas: no joelho e lesão na coxa. Ele desfalcou o Flamengo por mais de dez dias nesse período. O uruguaio, então, entrou em setembro já à disposição do departamento médico do clube.
De La Cruz foi baixa por mais 19 dias entre setembro e outubro, perdendo, inclusive, partidas da seleção uruguaia. Mas o problema maior, sua segunda lesão na coxa, ocorreu no dia 21 de outubro – que o tirou de praticamente toda temporada, visto que passou 36 dias no processo de recuperação e só retornou aos gramados no dia 25 de novembro.
Temporada 2025
Nicolás De La Cruz está recuperado de seus problemas físicos, mas precisa ganhar ritmo de jogo. O uruguaio é visto como um pilar do time de Filipe Luís e tem ganhado minutagem sob o comando do técnico. Titular no triunfo do último sábado, 25, no Mané Garrincha, em Brasília, o meia deverá figurar entre os 11 novamente diante do Sampaio Corrêa.
A tendência é que Filipe Luís repita o planejamento do jogo de estreia e o retire de campo após determinada minutagem. Na vitória sobre o Volta Redonda, por exemplo, Nico deixou o campo no intervalo.
Flamengo e Sampaio Corrêa se enfrentam nesta quinta-feira, 30, a partir das 21h30, no Maracanã, pela sexta rodada do Campeonato Carioca.