CBF define árbitro da partida entre Sport x Santa Cruz

Escudo da CBF (Foto: Reprodução)

A arbitragem do Clássico das Multidões entre Sport e Santa Cruz já está definida, e a escolha promete gerar debates. Após polêmicas recentes no Campeonato Pernambucano, a Federação optou por trazer um trio de fora do estado. Dessa maneira, Rafael Klein, árbitro gaúcho com credenciais Fifa, comandará o confronto deste sábado (3), no Arruda.

Arbitragem externa após polêmica no Pernambucano

A escolha de um árbitro de fora do estado não aconteceu por acaso. Isso porque, na última rodada, um erro grave na vitória do Náutico sobre o Santa Cruz gerou revolta entre os clubes. O gol irregular, reconhecido pela própria Comissão de Arbitragem, resultou no afastamento da árbitra Deborah Cecília e do assistente José Romão.

Por isso, os quatro principais times do Pernambucano – Sport, Santa Cruz, Náutico e Retrô – pressionaram a Federação para mudanças imediatas. Vale destacar que, além de árbitros de outros estados, os clubes também solicitaram a implementação do VAR nas partidas em que estivessem envolvidos. Sendo assim, a tendência é que a arbitragem externa seja mais recorrente no torneio.

Experiência no apito e nas bandeiras

Rafael Klein, de 34 anos, é um dos árbitros mais promissores do Brasil. Ele apitou o primeiro jogo da final da Copa do Brasil de 2024 e foi eleito o melhor árbitro do Campeonato Brasileiro pela CBF. Além disso, seus assistentes, Marcelo Van Gasse e Rafael Alves, também acumulam experiência internacional.

“Rafael Klein é bom árbitro. Teve uma grande temporada no ano passado e se consolidou no cenário nacional. Costuma ser rígido na parte disciplinar, não economiza cartões”, analisou o comentarista Paulo César de Oliveira.

Cabe ressaltar que, apesar da pressão por árbitros de fora, há um ponto de atenção. Segundo PC de Oliveira, a arbitragem local pode acabar perdendo espaço no cenário nacional. “A arbitragem de fora pode surtir efeito a curto prazo, mas no decorrer da temporada, os árbitros pernambucanos podem ser menos aproveitados”, afirmou.

Portanto, a expectativa é alta para o Clássico das Multidões. Com isso, resta saber se a nova arbitragem trará mais segurança e evitará novas polêmicas no estadual.