Flamengo avança em negociação com Jorginho, mas Arsenal mantém volante até o fim da temporada
O Flamengo segue trabalhando para contratar Jorginho, mas terá que esperar até junho para contar com o volante. Clube e jogador avançaram nas conversas e se aproximaram de um acordo financeiro, mas o Arsenal informou que não liberará o ítalo-brasileiro antes do término da temporada europeia, em maio. Com isso, as partes negociam um pré-contrato para que o meio-campista chegue ao Rubro-Negro a tempo do Mundial de Clubes, que começa em 15 de junho.
Notícias mais lidas:
Jorginho, de 33 anos, tem contrato com o Arsenal até o meio do ano e está livre para assinar um pré-acordo com qualquer clube. Apesar de ainda considerar uma investida final para tentar a liberação imediata, o Flamengo recebeu um sinal claro da equipe inglesa: com baixas por lesão e o fechamento da janela de transferências na Inglaterra na segunda-feira, o técnico Mikel Arteta conta com o volante para disputar a Premier League, a Champions League e a Copa da Liga Inglesa.
Com a permanência do jogador no Arsenal até o fim da temporada, o Flamengo concentra esforços em ajustar os valores do contrato. Inicialmente, o clube ofereceu 10 milhões de euros (cerca de R$ 60 milhões) brutos por três anos de contrato. Após uma nova rodada de negociações, o Rubro-Negro elevou a proposta para o mesmo valor livre de impostos, o que aumentaria o custo para quase 13 milhões de euros.
Jorginho, por sua vez, trabalha com a expectativa de receber 12 milhões de euros (cerca de R$ 73 milhões). No entanto, o jogador demonstrou disposição para flexibilizar a pedida e viabilizar o acerto. O diretor de futebol José Boto levou a proposta para análise do presidente Rodolfo Landim durante a viagem do clube a Belém para a disputa da Supercopa do Brasil. O Flamengo mantém otimismo na conclusão do negócio.
Outro ponto que ainda precisa ser definido é a duração do contrato. Jorginho deseja um vínculo de três anos, enquanto o Flamengo cogita oferecer dois anos e meio, com encerramento no fim da atual gestão. Apesar do impasse, há confiança de que o tempo de contrato não será um obstáculo para a concretização do acordo.
As negociações estão sendo conduzidas pelo empresário Dudu Baptista, da Brazil Football, que apresentou as condições do contrato para João Santos, representante direto de Jorginho. O volante tem demonstrado entusiasmo com o projeto do Flamengo e tem recebido apoio da torcida rubro-negra nas redes sociais.
Titular e autor de um dos gols do Arsenal na vitória por 2 a 1 sobre o Girona, na Champions League, Jorginho ganhou espaço no elenco inglês após lesões de companheiros. Mesmo assim, o desejo das partes é concretizar a transferência na janela do meio do ano, que abre em 2 de junho.
Jorginho está no Arsenal desde janeiro de 2023 e acumula passagens por Chelsea, Napoli e Verona. Ele é a prioridade do Flamengo para reforçar o meio-campo, setor que o clube considera essencial para qualificar o elenco. Até agora, o Rubro-Negro contratou o atacante Juninho e o zagueiro Danilo para a temporada.