Zico, Romário, Bebeto, Gabigol, Pedro, Tita, Dida, Gaúcho, Adílio e Bruno Henrique: os maiores artilheiros da história do Flamengo

Escudo do Flamengo (Foto: Reprodução)

No campo e bola, os artilheiros são aqueles que transformam o jogo com habilidade e precisão, criando momentos de pura magia balançando as redes. Ao longo dos anos, vários jogadores construíram idolatria com os gols marcados e sobretudo um legado que ressoa nas arquibancadas, conquistando os torcedores.

O Gávea News relembra os principais goleadores da história do Flamengo e que construíram uma trajetória de glórias com a camisa do clube. Desde lendas do passado até os nomes mais contemporâneos, todos estão eternizados. Os dados foram retirados do site “oGol”.

Bruno Henrique

Quem abre a lista dos maiores artilheiros da história do Flamengo é o “Rei da América” de 2019, Bruno Henrique. Em 281 jogos com a camisa rubro-negra, balançou as redes 95 vezes e ostenta uma média de 0.34 gols por partida.

A comemoração de Bruno Henrique após marcar um gol no jogo entre Atlético-MG x Flamengo pelo Campeonato Brasileiro 2024

Adílio

Logo na sequência apareceu Adílio com 98 gols marcados em 449 jogos, com uma média de 0.22 por partida. Formado nas categorias de base do Flamengo, ele atuou entre 1976 e 1987, se sagrando campeão da Libertadores, do Mundial, de três Brasileirão e de cinco Campeonato Carioca.

Gaúcho

Gaúcho marcou a mesma quantidade de gols que Adílio, 98, mas em menos partidas: 200. O atacante tem uma média de 0.49 tentos marcados por jogo e foi revelado pelo Flamengo. Ao todo, venceu um Campeonato Carioca, uma Copa do Brasil e um Brasileirão.

Dida

Na sétima posição está o atacante Dida com 134 gols marcados em 389 jogos e uma média de 0.59. Ele jogou no Flamengo de 1954 a 1963, sendo bicampeão da Copa do Mundo com a Seleção Brasileira enquanto jogava pelo clube em 1958. Além do título com a Canarinho, foi tricampeão Carioca e campeão do Torneio Rio-São Paulo.

Tita

O ex-meia Tita balançou as redes 134 vezes em 389 partidas com a camisa do Flamengo, garantindo uma média de 0.34 gols por jogo. Ele atuou pelo Mais Querido de 1977 a 1987, conquistou a Copa Libertadores da América, o Mundial de Clubes, dois Campeonato Brasileiro e quatro Campeonato Carioca.

Pedro

O atual camisa 9 do Flamengo já é o quinto maior artilheiro da história do clube com 135 gols marcados em 263 jogos e uma média de 0.51. No clube desde 2020, foi campeão Brasileiro, da Copa Libertadores da América e bicampeão da Copa do Brasil.

Pedro em ação pelo Flamengo (Foto: Divulgação/Flamengo)

Gabigol

Gabigol ficou seis anos no Flamengo e atingiu a quarta colocação no ranking de maiores artilheiros do clube. Campeão duas vezes do Brasileirão, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, ele anotou 161 gols em 306 jogos.

Gabigol durante Flamengo x Fortaleza pelo Brasileirão 2024 (Foto: Reprodução/Flamengo)

Bebeto

Quem abre o top-3 de maiores artilheiros da história do Flamengo é o tetracampeão do mundo com a Seleção Brasileira, Bebeto. Em 306 jogos, marcou 161 gols e mantém uma média de 0.53 gols por partida. Jogou no Mais Querido de 1983 a 1989 e depois retornou para um encerramento em 1996. Foi bicampeão Brasileiro e tricampeão Carioca.

Romário

A segunda posição pertence ao Baixinho Romário. Ele marcou 184 gols em 209 jogos e ostenta uma média de 0.88 tentos por partida. Atuou pelo Rubro-Negro de 1995 a 1999, ganhou um Torneio Rio-São Paulo e dois Campeonato Carioca.

Romário pede silêncio aos rivais após marcar um gol com a camisa do Flamengo (Foto: Divulgação)

Zico

O maior ídolo da história do Flamengo é também o maior artilheiro. O Galinho marcou 397 gols em 575 jogos e ostenta uma média de 0.69 tentos por partida. Ele foi campeão da Copa Libertadores da América, do Mundial de Clubes, de 7 Campeonato Carioca e de 4 Campeonato Brasileiro.

Zico em ação pelo Flamengo (Foto: Reprodução/Twitter)