Bebeto, Edmundo, Raí, Zé Roberto, Roberto Carlos, Deco, Juninho Pernambucano, Alexandre Pato, Alex, Hulk: craques que retornaram ao futebol brasileiro

Edmundo, ex-jogador de futebol (Foto: Marcos de Paula / Ag. Estado)

O retorno de Neymar ao futebol brasileiro se tornou algo emblemático. Depois de se tornar um dos maiores jogadores desta geração e também da história da Seleção Brasileira, o atacante saiu do Al-Hilal, da Arábia Saudita, e fechou com o Santos até o meio do ano.

A chegada dele impactou não só os torcedores santistas como também o mercado da bola. Mas, houveram outros que causaram grande frisson. Assim, o Gávea News reuniu os nomes dos craques que retornaram ao futebol brasileiro ao longo dos anos.

Hulk

Quem abre a lista dos craques que retornaram ao futebol brasileiro é o centroavante do Atlético-MG. Hulk deixou o Brasil em 2005 depois de ter atuado apenas sete minutos, distribuídos em duas partidas, pelo Vitória. Passou por várias equipes, mas se destacou principalmente por Zenit, Porto e Shanghai Port, sendo repatriado pelo Atlético-MG em 2021.

Hulk em ação pelo Atlético-MG (Foto: Eurasia Sport Images/Getty Images South America)

Alex

Histórico jogador de Cruzeiro, Palmeiras e Fenerbahçe, o meia Alex foi repatriado em 2012 depois de 15 anos longe do clube que o formou. Apesar da expectativa de fechar com ambos os palestrinos, ele preferiu desembarcar no Paraná e fechar com o Coritiba.

Alexandre Pato

Alexandre Pato surgiu como uma das grandes revelações do futebol brasileiro jogando pelo Internacional, considerado o sucessor de Ronaldo Fenômeno no início de carreira saiu para o Milan em 2007, em um negócio que girou em torno dos 24 milhões de euros. Mas depois de seis anos no time italiano e sem render o esperado, foi contratado pelo Corinthians por 15 milhões de euros.

Alexandre Pato em ação pelo Orlando City (Foto: Reprodução/Twitter/Orlando City)

Juninho Pernambucano

Um dos maiores ídolos do Vasco da Gama, Juninho saiu do clube em 2001. Com status de estrela, foi campeão de tudo com o Cruz-Maltino e desembarcou em Lyon, para jogar no time da cidade. Durante oito anos, conquistou sete Ligue 1 e transformou a equipe. Passou pelo Al-Gharafa, do Catar, e foi repatriado pelo Gigante da Colina em 2011 para ganhar um salário mínimo, na época.

Deco

O luso-brasileiro fez história por Porto e Barcelona, durante a longeva passagem pela Europa, se sagrando campeão da Uefa Champions League pelas duas equipes. Ele também foi peça importante da seleção de Portugal e antes de ser repatriado pelo Fluminense, em 2010, atuava pelo Chelsea, da Inglaterra.

Roberto Carlos

Roberto Carlos fez sucesso no Brasil com o Palmeiras entre 1992 e 1995, se consagrando bicampeão brasileiro. Com o desempenho, foi contratado pela Inter de Milão e depois fez história no Real Madrid. Após se despedir do time espanhol e assinar com o Fenerbahçe, o lateral-esquerdo foi contratado pelo Corinthians em 2010.

Foto: Arquivo pessoal Roberto Carlos

Zé Roberto

O ex-volante teve uma das carreiras mais longevas tendo atuado até 2017, com 43 anos de idade. Apesar de ter se despedido do futebol com a camisa do Palmeiras, Zé Roberto foi repatriado algumas vezes. A primeira, em 1998, quando deixou o Real Madrid para acertar com o Flamengo por empréstimo de seis meses. Do time espanhol, passou por Bayer Leverkusen e Bayern de Munique, onde teve o ponto mais alto da carreira. Ainda retornou para jogar no Santos durante um ano, entre 2006 e 2007, e também passou pelo Grêmio entre 2012 e 2015.

Raí

O ex-meia se tornou um dos maiores ídolos do São Paulo ao participar das conquistas do bicampeonato da Copa Libertadores da América e do Torneio Intercontinental em 1992 e 1993. Com o destaque, se transferiu para o Paris Saint-Germain, por quem atuou até 1998 ao ser repatriado pelo Tricolor.

Edmundo

Revelado no Vasco da Gama, Edmundo rodou por Palmeiras, Flamengo e Corinthians, antes de voltar ao Cruz-Maltino e ser negociado com a Fiorentina por 9 milhões de euros. Um ano e quatro meses depois foi recontratado pelo Gigante da Colina por mais de 13 milhões de euros, sendo uma das negociações mais caras da história do futebol brasileiro por muitos anos.

Edmundo, ex-jogador de futebol (Foto: Marcos de Paula / Ag. Estado)

Bebeto

O tetracampeão do Mundo com a Seleção Brasileira foi vendido pelo Vasco da Gama para o Deportivo La Corunha em 1992 por 1,5 milhão de euros e recontratado quatro anos depois pelo arquirrival Flamengo por 2,5 milhões de euros.

Arthur Manoel, à direita, ao lado de Bebeto (Foto: Divulgação)