O primeiro mês do ano já acabou e algumas equipes já fizeram trocas importantes no comando técnico enquanto outras sequer contrataram um novo treinador. Depois de apenas três rodadas do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro, por exemplo, demitiu Fernando Diniz, enquanto que Artur Jorge saiu do Botafogo, a diretoria não encontrou um substituto.
Notícias mais lidas:
Nesse ínterim, alguns nomes podem ser os alvos dos clubes. Desde medalhões do futebol brasileiro à comandantes consagrados no futebol mundial. Assim, o Gávea News reuniu uma lista com os nomes dos técnicos que estão livres no mercado.
Lucho González
Quem abre a lista dos técnicos que estão livres no mercado é Lucho González. Iniciando a carreira como treinador desde que se aposentou como jogador, teve duas experiências à frente de uma equipe. Em 2022, treinou o Ceará por 10 jogos, enquanto que em 2024 assume o Athletico Paranaense com a missão de ajudar a equipe a fugir do rebaixamento mas não conseguiu. Foram 14 jogos, 3 vitórias, 2 empates e 9 derrotas, que não foram o suficiente para que o Furacão escapasse da queda para a Série B. Com o desfecho do ano, não permaneceu no clube.
Paulo Turra
Mais um treinador que teve passagem recente pelo Athletico Paranaense mas que está sem clube. Em 2022, foi efetivado de auxiliar para comandante do time profissional e permaneceu por 38 jogos, com 26 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, entre novembro de 2022 e junho de 2023. A demissão dele se deu por conta da saída de Luiz Felipe Scolari para o Atlético-MG, deixando o cargo de coordenador para comandar o Galo. A saída foi tida como uma surpresa porque acumulou um aproveitamento de 73,1% e o título do Campeonato Paranaense. Mas depois que saiu do Furacão não emplacou nenhum trabalho, tendo passado por Santos e Vitória de Guimarães, de Portugal.
Alex
Histórico camisa 10 de Palmeiras, Cruzeiro e Fenerbahçe, da Turquia, Alex é mais um jovem treinador do mercado brasileiro e que está sem clube. Ele iniciou nas categorias de base do São Paulo, passou por Avaí, como técnico do profissional, e estava no Antalyaspor, da Turquia, onde ficou pouco tempo. Ele foi contratado em julho de 2024 e demitido em janeiro de 2025, depois de 21 jogos. Foram 9 vitórias, 3 empates e 9 derrotas.
Jesualdo Ferreira
O técnico português está sem clube desde a saída do Zamalek, do Egito, em março de 2023. Com passagens importantes por clubes europeus, o treinador chegou a trabalhar também no Brasil quando teve uma rápida passagem pelo Santos, em 2020. Foi demitido depois de 15 jogos, com 6 vitórias, 4 empates e 5 derrotas.
Guto Ferreira
Guto Ferreira é mais um treinador que está livre no mercado. O último trabalho dele foi com o Sport, em 2024, quando ficou pouco mais de um mês à frente do clube. Foram apenas 5 jogos na Série B do Campeonato Brasileiro, com uma vitória, um empate e três derrotas seguidas, que culminaram com a demissão dele.
Gabriel Milito
O técnico argentino está sem clube desde que deixou o Atlético-MG na reta final do Campeonato Brasileiro de 2024. Depois dos vice-campeonatos da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América, somadas aos 12 jogos consecutivos sem vitória, a diretoria o demitiu. Ao todo, comandou o Galo em 62 partidas, com 23 vitórias, 20 empates e 19 derrotas.
Luiz Felipe Scolari
O técnico pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira também está livre no mercado desde que saiu do Atlético-MG, em março de 2024. Depois de um bom Campeonato Brasileiro na temporada anterior, não resistiu aos resultados do Campeonato Mineiro e caiu após a derrota para o América-MG por 2 a 1. Ao todo, foram 41 jogos, 19 vitórias, 10 empates e 12 derrotas.