Romário, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Adriano Imperador, Rivaldo, Fred, Forlán, Seedorf, Kaká, Suárez: craques que retornaram ao futebol brasileiro

Romário pede silêncio aos rivais após marcar um gol com a camisa do Flamengo (Foto: Divulgação)

O retorno de Neymar ao futebol brasileiro se tornou algo emblemático. Depois de se tornar um dos maiores jogadores desta geração e também da história da Seleção Brasileira, o atacante saiu do Al-Hilal, da Arábia Saudita, e fechou com o Santos até o meio do ano.

A chegada dele impactou não só os torcedores santistas como também o mercado da bola. Mas, houveram outros que causaram grande frisson. Assim, o Gávea News reuniu os nomes dos craques que retornaram ao futebol brasileiro ao longo dos anos.

Suárez

Quem abre a lista dos craques que retornaram ao futebol brasileiro é Luiz Suárez. O atacante uruguaio teve grande impacto na Europa, atuando principalmente por Liverpool e Barcelona até ser contratado pelo Grêmio, em 2023.

Luis Alberto Suárez com a camisa da seleção do Uruguai em 2024 (Foto: Reprodução/Instagram)

Kaká

O ex-meia deixou o São Paulo em 2003 rumo ao Milan, da Itália. Por lá, se sagrou campeão da Uefa Champions League e foi escolhido o melhor jogador do planeta. Ainda, trocou o time italiano para jogar pelo gigante Real Madrid. 11 anos depois de sair do Tricolor, foi repatriado em 2014, por quem atuou durante cinco meses e saiu novamente para jogar pelo Orlando City, dos Estados Unidos.

Seedorf

A chegada de Seedorf ao Botafogo foi uma das contratações mais inusitadas da história do futebol brasileiro. O astro holandês havia se consagrado com as camisas de Ajax, Real Madrid e Milan, quando chegou ao Glorioso em 2012. Atuou pela equipe durante um ano e meio até encerrar a carreira.

Seedorf pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Forlán

Considerado o melhor jogador da Copa do Mundo de 2010, o atacante uruguaio foi contratado depois que ele se desligou da Inter de Milão, em 2012. Naquela altura, ele já tinha passado por Villarreal, Manchester United e Atlético de Madrid.

Fred

O centroavante teve um início de carreira estrondoso por América-MG e Cruzeiro, até se transferir par ao Lyon, da França, em 2005. Atuou na equipe francesa por quatro anos até ser repatriado pelo Fluminense, onde se tornou ídolo e o maior artilheiro da história do clube.

Fred em ação pelo Fluminense (Foto: Divulgação/Fluminense)

Rivaldo

Pentacampeão do mundo com a Seleção Brasileira em 2002, o ex-meia foi repatriado pelo Cruzeiro um ano depois da conquista. Ele já havia passado por Deportivo La Corunha, onde foi eleito o melhor jogador do planeta, Barcelona e Milan, antes de chegar à Raposa.

Rivaldo (Foto: Reprodução)

Adriano Imperador

Depois de grande destaque no futebol italiano, por Parma e Inter de Milão, Adriano Imperador chegou ao São Paulo em 2008. Mas foi na segunda repatriação que ele teve mais sucesso, quando foi contratado pelo Flamengo e se consagrou campeão Brasileiro.

Adriano Imperador em ação pelo Flamengo (Foto: Reprodução)

Ronaldinho Gaúcho

Em 2011, o Flamengo pagou 3 milhões de euros para contratar o pentacampeão da Copa do Mundo com a Seleção Brasileira. Naquela época, Ronaldinho estava no Milan, mas tinha marcado história no Barcelona, sendo eleito o melhor jogador do planeta e ter ganhado a Uefa Champions League.

Ronaldinho Gaúcho em ação pelo Flamengo (Foto: Maurício Val / Vipcomm)

Ronaldo

Escolhido três vezes melhor do mundo, Ronaldo Fenômeno retornou ao futebol brasileiro para atuar pelo Corinthians em 2009. Ele havia feito história por PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid e Milan, antes de desembarcar no Parque São Jorge.

Ronaldo Fenômeno durante premiação da FIFA (Foto: Reprodução)

Romário

Escolhido o melhor jogador do mundo atuando pelo Barcelona e também pela Seleção Brasileira, o retorno de Romário talvez seja o maior de todos. Ele havia acabado de conquistar o tetracampeonato da Copa do Mundo e era repatriado pelo Flamengo no ano do centenário, para formar trio de ataque com Sávio e Edmundo.

Romário pede silêncio aos rivais após marcar um gol com a camisa do Flamengo (Foto: Divulgação)