A declaração de Emerson Leão direcionada a Estevão, do Palmeiras, e Endrick, do Real Madrid

Endrick com a camisa do Real Madrid em 2024 (Foto: Reprodução/Instagram)

Em entrevista ao programa “A Resenha”, no canal do radialista Nilson Cesar no YouTube, Emerson Leão criticou a saída precoce de jogadores brasileiros para o futebol europeu. O ex-goleiro, que foi titular da Seleção nas Copas do Mundo de 1974 e 1978, usou o exemplo de Endrick, atacante de 18 anos que se transferiu para o Real Madrid no ano passado.

“Fazemos craques para os outros treinadores europeus ficarem por cima. A verdade é essa”, afirmou Leão, lamentando a exportação precoce de jovens talentos brasileiros.

Durante a resenha, Leão também projetou o futuro de Estêvão, joia de 17 anos do Palmeiras que foi vendido ao Chelsea e deve se transferir após o Mundial de Clubes da Fifa. Para ele, a adaptação do meia-atacante ao futebol europeu será mais tranquila que a de Endrick, devido às diferenças de estilo entre os dois jogadores.

“A adaptação do Estêvão vai ser 10 vezes mais fácil e mais forte porque ele tem uma habilidade de criatividade e coordenação muito pessoal”, analisou Leão.

Na opinião do ex-técnico da Seleção Brasileira, Endrick depende muito do rendimento do time para se destacar, o que tem dificultado seu início no Real Madrid. “Quando a chance não aparece e o time dele não colabora, ele some. Tanto é que ele está sumido lá. Não faz nada”, disse Leão, afirmando que o atacante ainda não conseguiu se firmar na equipe comandada por Carlo Ancelotti.

Por outro lado, Leão enxerga em Estêvão um talento pronto para brilhar no futebol internacional. “O garoto tem brilho próprio”, elogiou o ex-goleiro, que também afirmou que o jovem palmeirense já merece uma vaga na Seleção principal. “Para mim, ele tem lugar na Seleção”, concluiu.

Fase de Endrick no Real Madrid

O momento do jovem atacante não é dos melhores. Pouco utilizado pelo treinador Carlo Ancelotti, Endrick chegou a entrar na lista de empréstimo pela imprensa espanhola. Os torcedores do Real Madrid veem a possibilidade com bons olhos, pois, ao menos, o atacante brasileiro teria mais oportunidades de jogo. Embora reconheçam o talento do jovem, também são prudentes, desejando que ele não se queime.