A declaração de Facincani direcionada a Gustavo Gómez e Murilo

Allianz Parque, estádio do Palmeiras (Foto: Reprodução/Palmeiras)

A consistência defensiva sempre foi um dos pontos fortes da trajetória de Abel Ferreira no Palmeiras. Neste ano, porém, o setor tem sofrido duros questionamentos e sido reavaliado por profissionais com experiência na cobertura do clube. O palmeirense Felippe Facincani serve como exemplo deste caso.

Facincani chegou a se referir à dupla de zaga Gustavo Gómez e Murilo como “semi-aposentados” durante a edição desta terça-feira, 4, do programa ‘Opinião Placar’, no Youtube. O jornalista ainda sugeriu que Abel promova mudanças no setor para o clássico contra o Corinthians, na próxima quinta-feira, 6.

“Para o jogo contra o Corinthians, minha zaga seria Naves e Benedetti. Hoje, são os melhore zagueiros que o Palmeiras tem à disposição no elenco. No ano passado, o Palmeiras ganhou deles com Naves e Vítor Reis na zaga, então não é arriscado”, sugeriu.

“O que Murilo e Gustavo Gómez estão jogando não muda nada. Eles têm tudo para melhorar, mas, hoje, o nível deles parece de semi-aposentado. Lembra muito de um jogador em final de carreira, só para você ver como está a situação”, avaliou Facincani.

Palmeiras na temporada

Os primeiros compromissos do Alviverde em 2025 ficaram marcados pela hesitação do que se esperar diante da oscilação apresentada pela equipe e, principalmente, da falta de reforços de peso. Apesar disso, Abel não teria chegado onde chegou se não fosse pela extrema capacidade de se reinventar e manter a “cabeça fria, com coração quente”.

Tal capacidade levou o Palmeiras de volta aos trilhos no último compromisso antes do clássico contra o Corinthians. O Alviverde não só triunfou, mas mereceu vencer o Guarani pelo placar elástico de 4 a 1 – revivendo boas atuações sob o comando do português. Até mesmo a dupla criticada por Facincani fez um jogo seguro no último domingo, 2.

Gómez, por exemplo, agiu de forma segura e venceu praticamente todos duelos mano a mano contra o ataque do Guarani – apesar de ainda apresentar falta de condicionamento físico. Murilo, por sua vez, conseguiu se sair melhor do que nos embates passados, principalmente atuando com os pés.

Abel Ferreira inclusive realizou ajustes defensivos nas atividades desta terça-feira, 4, na Academia de Futebol. O trabalho visa o Dérbi da próxima quinta-feira, 6, marcado para as 20h (de Brasília), no Allianz Parque, pela sétima rodada do Paulistão.

Vice-líder do Grupo D do Paulistão, o Alviverde venceu três compromissos, empatou dois e perdeu um na competição. Ou seja, soma 11 pontos de 18 disputados. Foram cinco gols sofridos e dez marcados. O São Bernardo acumula 15 e foi vazado em sete oportunidades, com 12 tentos feitos.