Chegada de Giuliano, situação do Couto Pereira e maiores artilheiros: as últimas notícias do Athletico-PR

Bandeira do Athletico na Arena da Baixada José (Foto: José Tramontin/Athletico)

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Athletico-PR se concentram nos bastidores do
clube, com destaques do dia a dia do time.

Por conta deste contexto, leia abaixo um resumo preparado pela equipe do portal Gávea News para lhe manter muito bem informado!

Maiores artilheiros

O Athletico-PR tem uma rica história de goleadores que marcaram época no clube. O maior artilheiro da história do Furacão é Kléber Pereira, com 121 gols em 189 partidas. Ele foi peça fundamental no título brasileiro de 2001, ao lado de Alex Mineiro, que também está na lista dos grandes artilheiros com 65 gols pelo clube (leia a matéria completa).

Nikão durante treinamento do Athletico (Foto: José Tramontin/Athletico)

Na segunda posição, está Sicupira, ídolo da torcida atleticana, com 120 gols em 170 jogos entre 1968 e 1975.

Paulo Rink, que também fez história no clube antes de se naturalizar alemão, ocupa o terceiro lugar, com 74 gols marcados em 126 partidas.

Outros nomes importantes na artilharia do Athletico-PR incluem Pablo (72 gols), Paulo Baier (64 gols), Nikão (54 gols), Marcelo Cirino (49 gols), Oséas (45 gols) e Washington “Coração Valente”, que brilhou em 2004 com 44 gols em 49 jogos. Todos esses jogadores ajudaram a construir a identidade vencedora do Furacão ao longo dos anos.

Situação do Couto Pereira

O Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) decidiu não interditar o estádio Couto Pereira após o caso de injúria racial contra o zagueiro Léo, do Athletico. A decisão foi tomada após um pedido da Procuradoria do tribunal, que solicitava o fechamento do local. No entanto, o TJD-PR determinou um prazo de cinco dias para que o autor do crime seja identificado, sob risco de reavaliação da medida (leia a matéria completa).

briga generalizada em coritiba x athletico-pr (Foto: Reprodução/NSports)

A Polícia Civil já trabalha na identificação do torcedor responsável pelo ato racista e, segundo o delegado Luiz Carlos de Oliveira, a prisão preventiva pode ser solicitada em breve. A injúria racial é crime no Brasil, com pena prevista de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição de frequentar eventos esportivos.

O Athletico manifestou seu apoio ao jogador lançando um uniforme preto com a frase “Não ao racismo”, utilizado na partida contra o Cianorte pelo Campeonato Paranaense. A ação simbólica reforça a necessidade de medidas concretas no combate à discriminação no futebol brasileiro.

Chegada de Giuliano

O Athletico-PR anunciou a contratação do meia Giuliano, que chega sem custos após encerrar seu vínculo com o Santos. Aos 34 anos, o jogador assinou contrato até o fim de 2025 e retorna a Curitiba, sua cidade natal, com a missão de reforçar o meio-campo e ajudar o clube na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro (leia a matéria completa).

Giuliano pelo Santos (Foto: Raul Baretta/ Santos FC)

Giuliano tem uma carreira consolidada, com passagens por Internacional, Grêmio e Corinthians no Brasil, além de atuar no Zenit (Rússia), Fenerbahçe (Turquia), Al Nassr (Arábia Saudita) e Basaksehir (Turquia). Pelo Santos, em 2024, disputou 36 partidas, marcou 12 gols e deu três assistências, chamando a atenção do Athletico, que buscava um jogador experiente para a posição.

A diretoria do Furacão destacou que a contratação do meia atende a uma necessidade antiga de agregar experiência ao elenco. O técnico Maurício Barbieri acredita que Giuliano pode ser peça-chave para equilibrar o time, composto por jovens talentos e jogadores experientes. O atleta, por sua vez, demonstrou entusiasmo com o novo desafio e afirmou que se sente motivado para contribuir com o acesso do clube à elite do futebol brasileiro.