Cruzeiro: a declaração de Alex direcionada a Vanderlei Luxemburgo

Vanderlei Luxemburgo (Photo by VCG/VCG via Getty Images)

Em entrevista ao jornalista Jaeci Carvalho nesta segunda-feira (3), Alex fez questão de exaltar o trabalho de Vanderlei Luxemburgo à frente do Cruzeiro em 2003. O ex-meia, que brilhou naquela temporada histórica, destacou a importância do treinador na construção da equipe que conquistou a Tríplice Coroa.

Alex revelou que, antes da chegada de Luxemburgo, cogitava deixar o clube, mas acabou convencido pelo treinador a permanecer. A decisão se mostrou acertada, já que a Raposa montou um time fortíssimo, que dominou o futebol brasileiro. “A construção de 2003 passa muito pelo olho do Vanderlei e a mão firme do Maluf. O Vanderlei é um negócio assim de outro planeta e o que ele conseguiu fazer naquele ano foi maravilhoso”, afirmou Alex.

Para o ex-jogador, o desempenho de Luxemburgo em 2003 foi o melhor de sua carreira. “Já falei isso para o Vanderlei algumas vezes. Esse foi o melhor trabalho que ele fez, e olha que brilhou em vários outros clubes, mas esse foi fenomenal”, completou.

Sob o comando de Luxemburgo, o Cruzeiro de 2003 fez uma campanha impressionante. Em 73 jogos, o time venceu 52, empatou 13 e perdeu apenas oito, alcançando um aproveitamento de 77%. Além disso, marcou 102 gols e sofreu apenas 47. O elenco contava com jogadores de alto nível, como Aristizábal, Gomes, Cris, Deivid, Felipe Melo, Zinho, Luisão e Maicon, entre outros.

Na entrevista, Alex também comentou sobre o elenco atual da Raposa e se mostrou confiante no grupo. Para ele, o time está bem estruturado e tem condições de brigar por títulos nesta temporada. “É um elenco forte e que tem mostrado união para buscar grandes conquistas”, avaliou.

O Cruzeiro, que iniciou 2025 sob o comando de Fernando Diniz, anunciou nesta terça-feira (4) a contratação do técnico português Leonardo Jardim. O treinador, que estava no futebol do Oriente Médio, deve desembarcar nos próximos dias para assumir a equipe.