Ao longo das décadas, o Flamengo se consolidou como o time de maior torcida no país e também um dos mais vitoriosos. Isso só foi possível graças a uma gama seleta de grandes jogadores que passaram pelo clube e ajudaram a encher a sala de troféus da Gávea.
Notícias mais lidas:
O jornalista Bruno Formiga, do TNT Sports, foi convidado pela Revista Placar para elencar o melhor Flamengo de todos os tempos, escalando do goleiro ao centroavante. Assim, ele reuniu craques de duas gerações vencedoras do Rubro Negro e o Gávea News trouxe todos os onze nomes levantados.
Júlio César
Quem abre a escalação do melhor Flamengo de todos os tempos é o goleiro Júlio César. Revelado nas categorias de base do clube, ele saiu rumo à Europa para fazer carreira na Inter de Milão de 2005 a 2012. Ainda jogou por Queens Park Rangers, da Inglaterra, Toronto, da MLS, e Benfica, de Portugal, até retornar ao time formador em 2018. Pelo Mais Querido, foi campeão da Mercosul, da Copa dos Campeões, da Copa dos Campeões Mundiais e de quatro Campeonato Carioca.
Leandro
Na lateral-direita está Leandro, tetracampeão Brasileiro, campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes com o Flamengo nos anos 1980. O ex-defensor jogou a carreira inteira pelo Rubro-Negro, de 1978 a 1990.
Aldair
O zagueiro central no esquema montado por Bruno Formiga está Aldair. Revelado pelo Flamengo em 1985, o jogador foi campeão do Campeonato Carioca e do Campeonato Brasileiro uma vez com o Mais Querido.
Mozer
O quarto zagueiro é Mozer. Criado nas categorias de base do clube nos anos 1980, o defensor conquistou tudo que pode até 1987. Foi tricampeão Brasileiro, bicampeão Carioca, campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes.
Júnior
A lateral-esquerda é ocupada por mais um jogador que fez sucesso no Flamengo nas década de 1980 e 1990. O Maestro Júnior foi revelado pelo clube em 1974 e atuou até 1984, quando se transferiu para o Torino, da Itália. Depois retornou em 1989 até encerrar a carreira em 1993. Entre as conquistas estão quatro Campeonato Brasileiro, seis Campeonato Carioca, uma Copa do Brasil, uma Copa Libertadores da América e um Mundial de Clubes.
Andrade
Na cabeça de área aparece Andrade, que surgiu no clube em 1977 e atuou até 1978. Voltou no ano seguinte e jogou por nove ano e meio até 1988. Foi tetracampeão Brasileiro, tetracampeão Carioca, campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes. Como treinador, ergueu o título de hexacampeão do Brasileirão em 2009.
Adílio
O meia central da equipe é Adílio. Revelado no clube em 1975, ele atuou até 1987 e participou de várias das conquistas dos contemporâneos.
Arrascaeta
Na meia, aparece o primeiro jogador desta geração, consagrado a partir de 2019. O uruguaio Arrascaeta é bicampeão da Libertadores, do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil, tetracampeão do Carioca, tricampeão da Supercopa do Brasil e campeão da Recopa Sul-Americana.
Zico
Ao lado do uruguaio aparece o maior ídolo e artilheiro da história do Flamengo. O Galinho de Quintino foi revelado pelo clube em 1971, atuou até 1983 e se transferiu para a Udinese, da Itália. Ficou por lá até 1985 e retornou para encerrar a segunda passagem pelo clube em 1989. Foi heptacampeão Carioca, tetracampeão do Brasileirão, campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes.
Bruno Henrique
No ataque está o “Rei da América” de 2019, Bruno Henrique. Assim como Arrascaeta, é o único remanescente da atual geração, que conquistou duas Libertadores, dois Brasileiro, duas Copa do Brasil, quatro Carioca, três Supercopa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana.
Gabigol
Por fim, o centroavante escolhido por Bruno Formiga é Gabigol, que deixou o clube no fim de 2024. Ele conquistou duas Libertadores, dois Brasileiro, duas Copa do Brasil, quatro Carioca, duas Supercopa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana.