Neymar, David Luiz, Oscar, Facundo Torres, Mercado, Valencia: os jogadores do Brasileirão 2025 que já disputaram a Copa do Mundo

Taça da Copa do Mundo da FIFA (Foto: Reprodução/Instagram)

O Campeonato Brasileiro desta temporada se desenha como uma das edições mais disputadas de todos os tempos. Nos últimos anos, Botafogo e Palmeiras têm dividido o centro da disputa, mas existem outras equipes se reforçando a fim de entrar na briga. Vários craques internacionais estão espalhados pelos vinte clubes da Série A.

Destes, o Gávea News levantou os nomes daqueles que além de estarem presentes nas convocações para as seleções nacionais, também carregam a experiência de terem disputado a maior competição internacional do planeta. A lista a seguir traz os jogadores do Brasileirão 2025 que já disputaram a Copa do Mundo.

Valencia

O centroavante equatoriano do Internacional é quem abre a lista dos jogadores do Brasileirão que já disputaram a Copa do Mundo. Ele acumula 95 jogos pelo Equador, com 44 gols marcados e participações em duas Copa do Mundo, em 2014 e 2022. Ele tem 6 jogos pela seleção e 6 gols marcados, mas eles não foram suficientes para fazer a equipe avançar de fase em nenhuma delas.

Enner Valencia pelo Internacional (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)

Mercado

Logo na sequência vem o zagueiro veterano também do Internacional, Gabriel Mercado. Ele fez 24 jogos com a seleção da Argentina e marcou 4 gols. Além disso, esteve presente na Copa do Mundo de 2018, quando fez 3 jogos, marcou um gol e deu uma assistência. Ele até avançou à fase seguinte, mas caiu diante da França em um jogo de 7 gols, que terminou 4 a 3 para os franceses.

Gabriel Mercado pelo Internacional (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)

Facundo Torres

A segunda contratação mais cara desta janela de transferências do Palmeiras também já disputou uma Copa do Mundo. Hoje com 24 anos, o uruguaio Facundo Torres disputou a Copa do Mundo de 2022. Ele não entrou em campo e não pode contribuir para que o Uruguai tivesse um desempenho melhor, já que foi eliminado ainda na primeira fase depois de uma vitória, um empate e uma derrota. Ao todo, ele já entrou em campo 18 vezes pela Celeste e marcou um gol.

Facundo Torres em ação com a camisa da Seleção do Uruguai (Foto: Reprodução)

Oscar

Oscar foi a grande contratação do São Paulo nesta janela de transferências. Ele retornou ao clube formador depois de 15 anos longe e carrega na bagagem a experiência de ter jogado a Copa do Mundo de 2014. No torneio realizado no Brasil, a Seleção Canarinho foi eliminado após a acachapante goleada sofrida para a Alemanha por 7 a 1, no Mineirão. Oscar foi autor do único gol brasileiro da partida.

Oscar pelo São Paulo (Crédito: Rubens Chiri / São Paulo FC)

David Luiz

Depois de se desvencilhar do Flamengo, o zagueiro assinou com o Fortaleza para a sequência da temporada. Ele é mais um que esteve no fatídico 7 a 1, durante a disputa da semifinal da Copa do Mundo de 2014.

David Luiz é apresentado no Fortaleza (Foto: Reprodução/Instagram David Luiz)

Neymar

O retorno de Neymar ao Santos é cercado de muita expectativa, pois espera-se que ele reencontre o bom futebol e se torne a esperança da conquista do hexacampeonato mundial com a Seleção Brasileira. O atacante disputou as últimas três Copa do Mundo, em 2014, 2018 e 2022. Na primeira, sofreu uma joelhada na lombar do colombiano Camilo Zuñiga e fraturou a terceira vértebra lombar e saiu de campo em uma maca. Assim, não esteve em campo no 7 a 1. Em 2018, contribuiu com dois gols e uma assistência em cinco partidas, que culminaram na eliminação para a Bélgica nas quartas de final. Na Copa seguinte, fez dois gols e deu uma assistência, novamente, sendo poupado de dois jogos da primeira fase. O Brasil perdeu novamente nas quartas de final, desta vez para a Croácia, nos pênaltis.

Neymar em ação pela Seleção Brasileira (Foto: Reprodução/Instagram)