Venê Casagrande atualiza renovação de Pulgar com o Flamengo

Erick Pulgar em ação pelo Flamengo contra o Vasco (Foto: Paula Reis/Flamengo)

Flamengo avança por Jorginho, mas mantém esperança na renovação de Pulgar

O Flamengo está cada vez mais próximo de acertar a contratação do volante Jorginho para o segundo semestre, mas pode não precisar lidar com a saída de Erick Pulgar em 2026. Depois de diversas tentativas frustradas de renovação, a diretoria rubro-negra, que já considerava a permanência do chileno improvável, voltou a ter otimismo nos últimos dias.

Pulgar, que antes demonstrava o desejo de retornar ao futebol europeu, cogita mudar de ideia e deu sinal verde para uma nova rodada de negociações. A informação foi divulgada pelo site Gazeta do Urubu e confirmada pelo ge. Para prorrogar o contrato do volante, que termina em dezembro de 2025, o Flamengo precisará oferecer uma valorização salarial. Atualmente, Pulgar tem o menor salário entre os jogadores do meio de campo, exceto aqueles que subiram das categorias de base.

O técnico Filipe Luís considera Pulgar uma peça fundamental em seu esquema tático e tem sido um dos principais defensores da sua permanência. O treinador já afirmou internamente que enxerga o chileno como um jogador de “nível Barcelona” e imprescindível para a forma como deseja que o time jogue. O comandante rubro-negro tem sido peça-chave no processo de convencimento para que o volante aceite renovar seu vínculo com o clube.

Pulgar chegou ao Flamengo no segundo semestre de 2022 e se tornou titular absoluto a partir da chegada de Jorge Sampaoli, em abril de 2023. Desde então, manteve-se entre os 11 principais do time e se consolidou como um dos jogadores mais regulares do elenco.

Ao todo, o chileno soma 104 partidas com a camisa do Flamengo, tendo marcado dois gols e distribuído nove assistências. Durante sua passagem pelo clube, conquistou cinco títulos: Libertadores e Copa do Brasil de 2022, Campeonato Carioca e Copa do Brasil de 2024, além da Supercopa do Brasil de 2025.

Com o avanço nas tratativas, o Flamengo segue trabalhando para reforçar o meio-campo com a possível chegada de Jorginho, mas sem descartar a permanência de Pulgar, que pode ser uma peça fundamental para a equipe em 2026.

No programa SBT Rio, o jornalista Venê Casagrande deu mais detalhes sobre a renovação do atleta.