A declaração de Vampeta sobre times com risco de rebaixamento

Vampeta durante programa esportivo Jovem Pan Esportes - Foto: reprodução

Vampeta, comentarista da Jovem Pan, elencou pelo menos cinco entre os vinte clubes da Série A do Campeonato Brasileiro que estarão na briga contra o rebaixamento. O pentacampeão mundial ainda apontou duas equipes que outrora poderiam ser consideradas, mas que, hoje, estão longe de correr perigo.

O Campeonato Brasileiro é considerado uma das competições mais acirradas de todo o planeta. Apesar de certa hegemonia de Palmeiras e Flamengo nos últimos anos, é praxe uma alternância muito grande entre os campeões, como aconteceu em 2024.

O Botafogo investiu pesado em contratações e montou uma equipe capaz de vencer tanto o torneio nacional quanto a Copa Libertadores da América. Nesta janela de transferências, vários outros clubes têm feito aquisições interessantes, que demonstram que o nível do Brasileirão vai ser ainda mais alto.

Times como Fluminense, Internacional, Corinthians e São Paulo correm por fora contra os três principais postulantes ao título nacional. Em contrapartida, se a briga pelo topo da tabela será grande, a contra o descenso também será.

Segundo o comentarista da Jovem Pan, Fortaleza e Bahia não podem ser colocados como candidatos ao rebaixamento, algo que outrora era costumeiro. As equipes nordestinas estão classificadas à Copa Libertadores da América e reforçaram os plantéis Por outro lado, o pentacampeão Mundial com a Seleção Brasileira, em 2002, Vampeta, existem cinco times que já começam a competição ameaçados.

“Hoje você não pega um Fortaleza, Bahia e aponta como times para serem rebaixados. Vamos supor que o Brasileirão começasse hoje e a gente tivesse que apontar os clubes para cair. É muito difícil não colocar Juventude, Mirassol… e aí vão brigar Sport, Vitória, Ceará, mas é tudo jogo duro”, projetou Vampeta.

Destes, Juventude e Vitória se mantiveram na Série A na última temporada, enquanto que Sport, Mirassol e Ceará conseguiram o acesso à elite do futebol nacional junto do Santos.