Atlético-MG emite nota oficial e confirma saída

Arena MRV, estádio do Atlético-MG (Foto: Reprodução/Atlético)

Atlético-MG anuncia saída de Erasmo Damiani e promete reformulação na base

O Atlético-MG comunicou nesta quinta-feira o desligamento de Erasmo Damiani, gerente geral das categorias de base. Damiani estava no cargo desde fevereiro de 2021, quando foi contratado após seu trabalho na Seleção Brasileira de base.

Com passagens por Palmeiras e Internacional, Damiani foi um dos responsáveis pela estruturação da base atleticana nos últimos anos, buscando aprimorar processos, melhorar a estrutura e fortalecer a iniciação dos jovens atletas. Ele havia assumido o posto deixado por Júnior Chávare e, durante sua gestão, trabalhou na transição de talentos para o profissional.

O clube agradeceu Damiani pelos serviços prestados e destacou que mudanças estão sendo feitas no departamento de futebol. Paulo Bracks, novo CSO do Atlético, já havia sinalizado a necessidade de uma reformulação na base, apontando que o clube precisa recuperar o protagonismo na formação de jogadores.

“Minha formação inicia na base. Nos clubes que trabalhei, a base foi tratada com muita proximidade, de perto. E aqui não vai ser diferente. Penso na base com três pilares: captação, transição de atletas ao profissional e valorização dos ativos. Se formos para a Europa, nos grandes clubes, vamos encontrar só o Savinho (formado pelo Galo) em grandes clubes. Isso é pouco para o Atlético. O resultado precisa ser melhorado”, afirmou Bracks.

O dirigente reforçou a necessidade de mudanças estruturais e defendeu um projeto de longo prazo para retomar a força do Atlético-MG na formação de talentos.

“Perdemos o protagonismo em muitas categorias. Precisamos de tempo, três anos para notar os resultados. Mas é uma das ações imediatas que precisamos ter. Vamos buscar a excelência. Não vamos aceitar perder jogador para os grandes clubes. Temos que entrar fortes”, completou.

Com a saída de Damiani, o Atlético-MG deve definir um novo responsável pelas categorias de base nos próximos dias. O clube busca fortalecer o setor e aumentar a presença de jogadores formados na Cidade do Galo no elenco profissional.