Marcelo anuncia aposentadoria do futebol e encerra carreira com 28 títulos
Marcelo não é mais jogador profissional. Nesta quinta-feira (6), o lateral anunciou oficialmente sua aposentadoria do futebol. Ídolo do Real Madrid e revelado pelo Fluminense, o jogador se despede dos gramados aos 35 anos, encerrando uma trajetória vitoriosa com 28 títulos conquistados por clubes e pela seleção brasileira.
Notícias mais lidas:
O anúncio foi feito por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais. Nele, Marcelo relembrou momentos marcantes de sua carreira, destacou a importância do avô Pedro Vieira, grande incentivador desde a infância, e afirmou que ainda pretende seguir ligado ao futebol. O jogador também mostrou imagens dos filhos, incluindo Enzo Alves Vieira, de 16 anos, que atua nas categorias de base do Real Madrid.
“Meu amor pelo futebol vem do meu avô. Ele queria que eu fosse jogador profissional e fez todo o possível para eu conseguir. Com 18 anos, o Real Madrid me abriu as portas e vim para cá. Posso dizer que sou mais um madrilenho. Aqui, formei uma família ao lado da minha mulher. Foram 16 temporadas, 25 títulos, cinco Champions League e a honra de ser um dos capitães. Foram tantas noites mágicas no Bernabéu. Que loucura. O Real Madrid é um clube diferente, o madridismo é um sentimento inexplicável”, disse Marcelo.
O lateral também destacou sua passagem pela seleção brasileira, onde disputou duas Copas do Mundo (2014 e 2018), conquistou duas medalhas olímpicas (bronze em 2008 e prata em 2012) e venceu a Copa das Confederações de 2013.
No fim da carreira, Marcelo retornou ao Fluminense em 2023 e foi peça fundamental na conquista da inédita CONMEBOL Libertadores. Ele também ajudou a equipe a conquistar o Campeonato Carioca e a Recopa Sul-Americana antes de rescindir seu contrato no dia 2 de dezembro.
A última aparição de Marcelo com a camisa do Fluminense ocorreu em 1º de novembro, quando foi envolvido em um desentendimento com Mano Menezes. Durante uma partida, o técnico chamou o lateral para entrar nos minutos finais, mas mudou de ideia após uma troca de palavras entre os dois. O episódio marcou o fim de sua trajetória pelo clube que o revelou.
“Voltei ao Fluminense para devolver tudo o que o clube me deu. Ajudei a conquistar três títulos, incluindo a Libertadores. Deixei um legado para os jovens com o estádio Marcelo Vieira. Minha história como jogador termina aqui, mas ainda tenho muito a dar ao futebol. Obrigado por tudo”, finalizou Marcelo.
Vini Júnior foi um dos jogadores que prestou sua homenagem ao Marcelo.