Ex-Botafogo e Palmeiras, atacante pode fechar com o Vasco

Bandeira do Vasco da Gama (Foto: Reprodução/Vasco)

O Vasco da Gama já tem um novo alvo no mercado da bola para temporada: o atacante Erick. A diretoria cruz-maltina agora se movimenta para tentar uma liberação sem custos junto ao Machida Zelvia, do Japão, visto que o contrato do atleta com o clube se encerra em dezembro. O jogador, por sua vez, tem contribuído no processo e trabalhado por uma rescisão amigável com os japoneses.

O nome de Erick já havia sido analisado pela cúpula vascaína anteriormente, mas numa escala de prioridade menor em relação às outras opções no mercado. Com a série de recusas na busca por um atacante que se movimente pelos lados de campo, o Vasco voltou com tudo no ex-Botafogo e Palmeiras, que correspondeu ao interesse e se interessou pela proposta dos cariocas.

Informações do ‘O Globo’ indicam, ainda, que o Vasco passou a trabalhar pela liberação imediata após o aval do técnico Fábio Carille. Erick está no futebol japonês desde 2019 e apresentou um excelente cartão de visitas na primeira temporada pelo Machida Zelvia.

Os “nãos” ao Vasco da Gama

O que Cuello, Ramón Sosa, Wanderson, Brian Rodríguez e Bruma têm em comum? Todos deixaram um gosto amargo na busca incessante do Vasco por um atacante de lado de velocidade. Há uma clareza quanto ao que o elenco necessita, mas uma disparidade ao que o clube pode oferecer. A ideia da cúpula sempre foi mirar alto para suprir uma carência que perdura há anos, no entanto, esbarrou basicamente no mesmo imbróglio em todas negociações: poderio financeiro.

Mais sobre Erick

Erick atuava pelo Goiás quando foi eleito revelação do Campeonato Brasileiro em 2014. O Verdão ainda conseguiu mantê-lo por mais uma temporada completa antes de negociá-lo com o Palmeiras, em janeiro de 2016, por 3 milhões de euros. Em 2018, foi emprestado por sete meses ao Atlético-MG, mas não chegou a atuar pelo Alviverde novamente.

Ainda em agosto de 2018, o Palmeiras fez outro empréstimo envolvendo o jogador, mas dessa vez ao Botafogo. Erick caiu nas graças dos alvinegros após marcar 14 gols em 46 partidas pelo clube – sua última experiência no Brasil.

A primeira experiência no futebol japonês ocorreu por meio de empréstimo entre agosto de 2019 e janeiro de 2021. Depois, o Changchun decidiu comprá-lo em definitivo por 2,5 milhões de euros junto ao Palmeiras. Erick ainda passou dois anos no clube antes de transferir-se, enfim, ao Machida Zelvia.

O início da passagem pelo Zelvia foi empolgante, e Erick participou de 24 gols em 30 jogos da equipe. Balançou as redes em 18 oportunidades e serviu de garçom em outras seis. Mas o atacante não conseguiu dar sequência ao alto nível e caiu consideravelmente de rendimento em 2024, com apenas quatro tentos em 32 partidas.