Fluminense: Jhon Arias atinge feito marcante

Jhon Arias com a camisa do Fluminense em 2023 (Foto: Reprodução/Instagram)

Jhon Arias atingiu uma marca importante com a assistência para o gol de Thiago Silva na vitória sobre o Vasco da Gama. O atacante colombiano ultrapassou Giorgian De Arrascaeta, do arquirrival Flamengo, em número de passes para gol no futebol brasileiro desde 2022.

Na última quarta-feira (5/2), o Fluminense bateu o Vasco da Gama por 2 a 1, de virada, no clássico da 8ª rodada do Campeonato Carioca, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Os gols da partida foram marcados por Philippe Coutinho, para o Cruz-Maltino, e Thiago Silva e Germán Cano para o Tricolor.

O resultado somou 3 pontos importantes para o time das Laranjeiras na sequência do torneio estadual. A equipe comandada por Mano Menezes chegou aos 10 pontos e assumiu a 8ª posição da Taça Guanabara, dois pontos a menos que o Botafogo, que abre o G4 e a faixa classificatória para as semifinais.

Além do triunfo contra um dos maiores rivais, o jogo teve outra marca importante. Jhon Arias atingiu a 43ª assistência no futebol brasileiro, superando o flamenguista Giorgian De Arrascaeta. O atacante colombiano cobrou falta na entrada da área e alçou a bola na segunda trave, para encontrar o zagueiro Thiago Silva para empatar a partida.

Desde 2022, ninguém dá mais assistências do que ele atuando no Brasil. O recorte específico busca compreender o espaço em que ele deixou de ser um reserva do Fluminense e começou a atuar com mais frequência. Ele tinha sido contratado na janela do verão europeu de 2021, mas só no ano seguinte começou a ser protagonista do Tricolor das Laranjeiras.

Com o bom desempenho ao longo dos anos, a diretoria renovou o contrato com o jogador até o fim de 2028 e ele segue sendo cobiçado por clubes brasileiros e do futebol brasileiro. Quando foi contratado, o time de Xerém pagou pouco mais de 3 milhões de reais para tirá-lo do Santa Fé, da Colômbia, e hoje só aceita negociá-lo por cifras volumosas. Na última temporada, recusou uma proposta de 12 milhões de euros, cerca de 75 milhões de reais, do Galatasaray, da Turquia. Além dos turcos, os russos do Zenit e os espanhóis do Girona tentaram a contratação dele e não obtiveram sucesso.