A declaração de Craque Neto sobre a arbitragem de Palmeiras x Corinthians

Comentarista Neto em programa da Band (Foto: Reprodução/Band)

O clássico entre Palmeiras e Corinthians, disputado na última quinta-feira (06), foi digno da grandeza do Derby Paulista. Emoção do início ao fim, expulsão polêmica, pênalti perdido e um grande herói em campo. 

No entanto, o que mais gerou repercussão foi a arbitragem de Raphael Claus, que expulsou Yuri Alberto por simulação. A decisão dividiu opiniões e rendeu fortes críticas de Craque Neto no programa “Os Donos da Bola”, da Band.

A polêmica da expulsão de Yuri Alberto

A expulsão do atacante corintiano aconteceu no segundo tempo, após o árbitro considerar que Yuri Alberto simulou uma falta dentro da área. Como a regra determina cartão amarelo para esse tipo de lance, e ele já havia sido advertido antes, acabou sendo expulso. 

No entanto, essa interpretação raramente é aplicada no futebol brasileiro, o que gerou debate.Craque Neto não poupou palavras ao questionar a decisão:

“Ô Raphael Claus, você já expulsou o Cássio por cera. Qual goleiro do futebol mundial que foi expulso por causa de cera? Nunca vi. Você, Claus, já fez isso com o Cássio. Mas, você não expulsa auxiliar e treinador que te xinga na beira do campo.”

Além disso, Neto levantou dúvidas sobre a imparcialidade da decisão, porque acredita que dificilmente o árbitro repetiria essa atitude com jogadores de outros times.

Questionamento sobre o critério da arbitragem

O ex-jogador e apresentador colocou em xeque o critério adotado por Claus. Segundo ele, o árbitro dificilmente tomaria a mesma decisão contra um jogador de outra equipe:

“Você expulsa o Yuri Alberto corretamente pela regra, mas você faria isso com outro jogador? Faria isso com outro time? Eu quero ver na sequência do campeonato e da sua carreira se você vai fazer isso de novo. Eu quero ver se você vai ter peito para expulsar outro.”

Vale destacar que a expulsão complicou ainda mais a vida do Corinthians, que já vinha sendo dominado pelo Palmeiras na partida.