Shakhtar Donetsk anuncia contratação de Kauã Elias por cinco temporadas
O Shakhtar Donetsk oficializou nesta sexta-feira a contratação de Kauã Elias, de 18 anos, junto ao Fluminense. O clube ucraniano vai pagar 17 milhões de euros fixos (cerca de R$ 101,87 milhões) pelo atacante, além de 2 milhões de euros (R$ 11,99 milhões) em bônus. O contrato terá duração de cinco anos.
Notícias mais lidas:
O jogador embarcou para a Europa na última terça-feira para realizar exames médicos e assinar com o novo clube. O Fluminense utilizou as redes sociais para homenageá-lo, relembrando momentos marcantes de sua trajetória em Xerém e na equipe profissional.
Kauã Elias já vinha sendo monitorado pelo Shakhtar há pelo menos duas temporadas, desde suas atuações na base do Fluminense. Em 2024, despertou interesse de outros clubes europeus, mas nenhuma proposta oficial foi apresentada. O atacante disputou 46 jogos e marcou oito gols pelo time profissional do Tricolor. Neste ano, herdou a camisa 9 após a saída de John Kennedy.
A estreia de Kauã Elias no profissional aconteceu na altitude de La Paz, contra o The Strongest, na fase de grupos da Libertadores. Ele fez parte do elenco campeão do torneio continental em 2023, sua única conquista pelo clube.
Além do desempenho no Fluminense, Kauã também brilhou pela seleção brasileira sub-17, sendo um dos artilheiros do Sul-Americano da categoria com cinco gols. Em 2024, teve papel fundamental na recuperação do Tricolor no Campeonato Brasileiro, assumindo a titularidade em meio às lesões de Germán Cano e Lelê, além da má fase de John Kennedy. Seus gols nas vitórias sobre Cuiabá, Bahia, Bragantino e São Paulo foram essenciais para o Fluminense atingir os 46 pontos e escapar do rebaixamento.
Agora, Kauã Elias inicia um novo capítulo da carreira na Ucrânia, onde terá a oportunidade de atuar em competições europeias e seguir sua evolução no futebol.