Cruzeiro x Atlético-MG: a declaração de Dudu

Cruzeiro e Atlético-MG ainda não balançaram as redes num clássico quente no Mineirão, com críticas à arbitragem. Os donos da casa perderam o artilheiro Gabigol aos 29 minutos, mas não foi por esse lance que os cruzeirenses ficaram na bronca. Isso porque o atacante Dudu reclamou da falta de critério do VAR ao ‘ignorar’ um pisão de Lyanco em seu braço momentos antes do vermelho a Gabriel Barbosa.

“Tem disputa com o Atlético, tem sim. Acho que o problema é a falta de critério. O Lyanco pisou no meu braço, e o juiz não deu nada, ai depois o VAR chamou (no lance do Gabigol). Mas nos comportamos bem com um a menos, estamos conseguindo controlar. Fizemos isso bem, acho que eles (o Atlético) tiveram mais posse, mas vamos ouvir o que o professor tem a dizer agora no intervalo”, disse Dudu na ida ao vestiário.

Dudu se refere ao lance que esquentou de vez o clássico e também causou insatisfação com a arbitragem nas redes sociais. O atacante foi ao chão após uma falta sofrida aos 17 minutos, e Lyanco, que se aproximava do lance, pisou no braço do cruzeirense. O camisa 7 levantou imediatamente e iniciou um bate boca com o zagueiro.

Expulsão de Gabigol

Os cruzeirenses alegam que o lance do Dudu seria crucial para permanência de Gabigol em campo, visto que o artilheiro foi expulso por uma cotovelada no próprio Lyanco. O caso de Gabriel Barbosa ocorreu cerca de dez minutos depois da polêmica envolvendo o camisa 7.

Gabigol chegou acima do tom em uma disputa de bola com Lyanco a fim de revidar uma entrada minutos antes. Acontece que o camisa 9 deu uma cotovelada no rosto do zagueiro, e o VAR acionou o árbitro Felipe Fernandes de Lima – que só havia punido o artilheiro com amarelo.

Análise do lance

Os especialistas de arbitragem da transmissão concordaram com as reclamações do Cruzeiro. Há um entendimento que Lyanco deveria ter sido expulso pelo pisão fora do lance no braço do camisa 7. Por outro lado, os mesmo acataram a decisão do árbitro em relação ao vermelho para Gabigol.