Luís Castro tem reunião com John Textor para assumir o Botafogo

John Textor, dono da SAF do Botafogo — Foto: Reprodução

Botafogo entrevista Luís Castro, técnico do Dunkerque, para assumir equipe em 2025

O Botafogo segue em busca de um novo treinador para a temporada de 2025 e tem Luís Castro como um dos candidatos. Mas não se trata do técnico que comandou o clube carioca em 2022 e que recentemente deixou o Al-Nassr. O alvo da diretoria alvinegra é o português Luís Castro, atualmente no Dunkerque, equipe da segunda divisão da França.

Segundo informações do perfil “Canal Estrela Solitária” e de veículos da imprensa brasileira, John Textor, proprietário do Botafogo, conduziu uma entrevista com o treinador de 44 anos. A ideia é avaliar a possibilidade de que ele assuma o comando do time a partir deste ano. O técnico se destacou recentemente ao eliminar o Lille na Copa da França e atualmente tem sua equipe na quinta colocação da Ligue 2, dentro da zona de classificação aos playoffs de acesso à elite do futebol francês.

Luís Castro tem um histórico ligado ao desenvolvimento de jovens jogadores. Ele trabalhou por cinco anos na base do Benfica, treinando equipes como o time B, sub-19 e sub-23. Além disso, passou pelo Panetolikos, da Grécia, e acumulou experiências em categorias de base de Moreirense, Vizela, Al-Nassr e Vitória de Guimarães.

A busca do Botafogo por um novo comandante se intensificou após a saída de Artur Jorge, que deixou o clube para assumir um projeto no futebol do Qatar. Desde então, o time vem sendo dirigido interinamente por Carlos Leiria no Campeonato Carioca, enquanto Textor realiza um processo de entrevistas com diferentes treinadores.

Nomes mais conhecidos, como Tite e Roberto Mancini, também foram especulados, mas Luís Castro surge como uma alternativa em meio à indecisão da diretoria. Seu estilo de jogo ofensivo e a experiência em desenvolver talentos chamaram a atenção do dono da SAF do Botafogo, que busca um técnico alinhado à filosofia do clube.

O contrato do treinador com o Dunkerque vai até 2027, o que pode representar um obstáculo caso o Botafogo decida avançar nas negociações. O clube francês, que tem o ex-atacante Demba Ba como diretor de futebol, busca o acesso à primeira divisão, algo inédito na história da equipe.