Matheus França volta a jogar após um ano e participa da vitória do Crystal Palace na FA Cup
O meia Matheus França voltou a entrar em campo após quase um ano afastado. O ex-jogador do Flamengo, que sofreu uma grave lesão, teve seus primeiros minutos em 2025 pelo Crystal Palace na vitória por 2 a 0 contra o Doncaster Rovers, pela quarta fase da FA Cup.
Notícias mais lidas:
![](https://www.gaveanews.com/wp-content/uploads/matheus-franca-crystal-palace.jpeg)
O jogo foi disputado no último sábado (8), e França ficou no banco de reservas. Sua entrada aconteceu já nos acréscimos do segundo tempo, aos 47 minutos, pouco antes do apito final. Com isso, ele teve apenas três minutos de jogo e não recebeu avaliação pelo Sofascore. Durante esse curto período, teve três ações com a bola, acertou dois passes e perdeu a posse uma vez.
Os gols da vitória do Crystal Palace foram marcados por Daniel Muñoz, aos 31 minutos do primeiro tempo, e Justin Devenny, aos dez minutos da segunda etapa. Com o resultado, a equipe londrina avançou para as oitavas de final da FA Cup, aguardando o sorteio para conhecer seu próximo adversário.
Matheus França não atuava desde o dia 2 de março de 2024, quando entrou em campo aos 66 minutos na derrota por 3 a 1 para o Tottenham, pela 27ª rodada da Premier League. O jogador ficou 345 dias afastado dos gramados devido à lesão, mas seguiu trabalhando para retomar o ritmo de jogo.
O técnico Oliver Glasner, que assumiu o Crystal Palace durante a recuperação de França, chegou a cogitar enviar o brasileiro para a equipe Sub-21 para facilitar sua transição de volta aos gramados. No entanto, optou por mantê-lo no elenco principal devido à rápida evolução do jogador.
“É mais fácil administrar os minutos lá [com os sub-21], e quando tivermos um bom feedback e ele se sentir bem, estará dentro. Ele está indo bem nos treinos, essa é sempre a primeira parte, e essa é a responsabilidade dele. Quanto mais próximo ele estiver do time, mais minutos ele terá conosco”, afirmou Glasner.
A expectativa agora é que Matheus França possa ganhar mais espaço na equipe e recuperar a forma física ideal para brigar por uma vaga no time titular. O Crystal Palace volta a campo no próximo final de semana pela Premier League, e o brasileiro pode ter uma nova oportunidade de atuar.