Cruzeiro: a declaração de Leonardo Jardim sobre o futebol brasileiro

Bandeira do Cruzeiro
Bandeira do Cruzeiro (Foto: Reprodução/Cruzeiro)

Na tarde desta segunda-feira, Leonardo Jardim foi oficialmente apresentado pelo Cruzeiro, ocasião em que também dirigiu o primeiro treino na Toca da Raposa. O jogador português justificou a sua decisão de aceitar a oferta do time brasileiro, abandonando o Al Ain, dos Emirados Árabes, e também fez uma análise do clássico contra o Atlético-MG, marcado para o próximo domingo.

“Falei com o Pedro (Lourenço), com o Alexandre (Mattos), que apresentaram um projeto interessante, sabendo que o Maior de Minas tinha um projeto em mãos que poderia ser do meu interesse. Aceitei. Não é financeiro, é uma opção de vida vir ao Brasil, que é o país do futebol, o país com mais talentos no mundo.”

O técnico também comentou sobre o grupo de jogadores. Ele afirmou que analisou profundamente o grupo à sua disposição, porém solicitou à diretoria que realizasse uma avaliação diária dos treinos na Toca da Raposa.

baixados

“Quando começamos a nos falar, há 12 dias, eu tive a preocupação e fazer um estudo do clube, em relação ao elenco.”

“Mas tem uma coisa que sempre falei com Alexandre e com o presidente, que quero tomar decisões depois de trabalhar um pouco com eles, porque uma coisa é ver vídeos, outra é sentir no campo a qualidade e o perfil de cada jogador.”

Quando questionado sobre o estilo de jogo, Jardim afirmou que aprecia trabalhar com variações, adaptando-se às circunstâncias e que necessitará da cultura tática do grupo para aplicar isso no Cruzeiro.

“A certeza é que tenho que me adaptar ao elenco que temos. Sobre o jogo, gosto de uma equipe que tenha a bola, mas com transição rápida quando tiver espaço, com mudança de lado quando nos pressionarem nos corredores. Que seja uma equipe compacta, que consiga pressionar o adversário… temos que trabalhar essas ideias nos jogos, porque o jogo tem variantes, com momentos em que temos mais controle, outros temos que sair em transição.”

“Temos que começar a trabalhar, porque não acredito somente em uma ideia que temos que manter, independentemente do adversário. O jogador tem que ter essa cultura tática e perceber qual o timing, qual o momento para tomar decisões em relação ao plano de jogo.”

Quando questionado sobre sua visão sobre o futebol brasileiro, o técnico afirmou que os recentes vencedores se destacaram pela intensidade, além do talento. É o que planeja fazer no Cruzeiro.

“O futebol brasileiro, nos últimos anos, principalmente os times que conseguiram ganhar campeonatos, a grande diferença foi a intensidade. Essas equipes conseguiram ter talento e intensidade nos jogos. Foi o caso do Palmeiras, do Flamengo, e agora com o Botafogo. É nessa área que acredito, ter mais intensidade, agressividade, porque os campeões têm talentos, mas também precisam da outra parte, que é intensidade de jogo. Esta é a minha visão do futebol brasileiro nos últimos anos, porque foi o que acompanhei mais.”

O treinador, com experiências na França, Grécia, Portugal, Emirados Árabes, Arábia Saudita e Catar, chega ao Brasil para sua primeira experiência no futebol. Leonardo Jardim é o terceiro técnico de Portugal a comandar o Cruzeiro na história. Anteriormente a ele, o clube teve Paulo Bento em 2016, e Pepa em 2023.