A reação da torcida do São Paulo com a possivel contratação de Tite

Tite durante jogo contra o Palmeiras, pelo Brasileirão, no Maracanã (Foto: Divulgação/Flamengo)

O mecanismo do futebol brasileiro está prestes a fazer mais uma vítima: Luis Zubeldía. De acordo com o repórter Alexandre Zanquetta, a continuidade do técnico à frente do São Paulo corre risco diante da forte pressão sofrida nos últimos dias, e o treinador tem passado a conviver com a sombra de Adenor Bachi. Mas se a mudança for uma forma de buscar tranquilidade, então é melhor a diretoria seguir por um outro caminho.

Por ora, Tite não é um nome bem quisto pelos tricolores e há diversas razões para isso. A começar que Adenor Bachi deixou o Corinthians com status de ídolo e tem forte identificação com o clube. Depois, o trabalho recente do técnico no Flamengo, entre 2023 e 2024, deixou impressões extremamente negativas quanto à modernização de seus conceitos.

A passagem pelo Flamengo certamente deixou mais pontos negativos do que positivos e muitos, muitos questionamentos. Há controversas quanto ao planejamento do elenco, críticas em relação ao uso da base e especialmente ao estilo rígido de jogo. Em contrapartida, o histórico pesa consideravelmente a seu favor.

O que pensam os torcedores

Como dito, o trabalho recente e o fim da passagem pela Seleção pesaram para uma avaliação majoritariamente negativa da possível contratação. Mas há quem discorde das análises e aposte numa reinvenção por parte do técnico – visto que o currículo fala por si. Há, ainda, outra ala que nem se opõe e tampouco se anima com a chegada, porém é contra a saída precoce de Zubeldía.

“Nada a ver essa rejeição pelo Tite, não tem nem lógica. O cara teve um trabalho ruim no Flamengo, mas foi campeão em todo time que treinou. E apesar de não ter vencido uma Copa, fez um bom trabalho pela Seleção”, opinou um são-paulino. Outro ainda corroborou: “Sério que tem gente rejeitando um ex-técnico de Seleção? Ah sim, deve ser porque treinou o Gambá’ [Corinthians]”.

“O cara que cogita Tite no São Paulo, para mim, não é São Paulino”, pontuou outro internauta.

“Na boa, mandar o Zubeldía embora beira o ridículo! Começou a temporada agora, pelo amor de Deus! Time ainda está se encaixando, gente. E ainda falam de Tite… a torcida tem que ser estudada”, criticou um tricolor.

Último trabalho de Tite

Adenor Bachi chegou ao Flamengo no dia 9 de outubro de 2023 e se despediu quase um mês depois, no dia 30 de setembro de 2024. Tite deixou o Rubro-Negro com alguns objetivos cumpridos: classificou o time à Libertadores e sagrou-se campeão carioca, com a melhor defesa da história do torneio (nenhum gol sofrido).

Em contrapartida, eliminou o time de forma precoce da Libertadores que ele mesmo classificou e quase deixou a equipe pelo caminho na Copa do Brasil. A situação no Brasileirão também não era confortável quando se despediu do clube. Adenor teve problemas nos bastidores e, dentro de campo, mostrou pouco poder de reação – o que marcou o fim da linha.

Foram 70 jogos, 41 vitórias, 13 empates e 16 derrotas. Ou seja, 136 pontos. Seu ataque marcou 109 gols, e sua defesa sofreu 51.