Vasco: Pedrosa atualiza situação de João Victor

João Victor em ação pelo Vasco (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

A situação de João Victor, zagueiro titular do Vasco, continua a gerar discussões no mercado da bola, especialmente com a proximidade do fechamento da janela de transferências. O jornalista Lucas Pedrosa, do SBT Sports, falou sobre a posição do clube carioca, destacando que, até o momento, a diretoria não tem planos de negociar o jogador.

“Hoje o Vasco não pensa em negociar o João Victor. São 16 dias até o fim da janela, não tem como vender o João Victor agora. A diretoria só vende, caso apareça uma oportunidade maravilhosa de mercado ou se o Cruzeiro fizer uma proposta irrecusável”, afirmou Pedrosa.

O que pesa na negociação?

Vale destacar que a negociação entre Vasco e Cruzeiro não se resume apenas ao desejo do jogador ou à proposta do clube mineiro, mas envolve uma dívida significativa do Vasco com o Benfica, de Portugal. O clube carioca ainda precisa pagar 6,5 milhões de euros, aproximadamente R$ 37,5 milhões, pela contratação do zagueiro, além de parcelas atrasadas. Sendo assim, o Vasco não quer se desfazer de um titular nesta altura da temporada, principalmente sem garantir uma proposta vantajosa.

O Cruzeiro, por sua vez, tenta utilizar uma carta na manga: o clube mineiro está disposto a quitar a dívida do Vasco com o Benfica, com isso, aumentando as chances de convencer os cariocas a liberar João Victor. Além disso, a vontade do jogador de se transferir também tem sido um fator determinante na negociação.

O valor da negociação e o desejo de ambas as partes

A negociação envolve, também, os valores restantes da transferência. O Vasco contratou João Victor no início do ano passado por 7 milhões de euros, já tendo pago 500 mil euros até o momento. Portanto, restam 6,5 milhões de euros, sendo 5,5 milhões relativos ao valor fixo da transferência e 1 milhão de euros por metas relacionadas à permanência do clube carioca na Série A do Campeonato Brasileiro.

Dessa maneira, o Cruzeiro tenta adquirir os direitos econômicos de João Victor pelos mesmos valores que o Vasco ainda deve pagar, acertando, inclusive, a questão dos pagamentos ao Benfica. Isso porque o clube português já está ciente das tratativas em andamento entre os dois clubes brasileiros.

Próximos passos na negociação

Com os valores e pendências ainda em discussão, cabe ressaltar que a negociação dependerá de uma série de fatores, incluindo a definição de quem assumirá o pagamento à vista ao Benfica e quais serão os acertos finais com o jogador, que já tem um salário razoável no Vasco. Dessa forma, a janela de transferências pode ter uma reviravolta dependendo das movimentações nas próximas semanas, mas, por enquanto, a diretoria do Vasco segue cautelosa com a possível saída de seu titular.