Botafogo não para em Rwan Cruz e vai atrás de mais um atacante

Escudo do Botafogo (Foto: Reprodução)

A derrota por 1 a 0 para o Flamengo, segunda na temporada, chacoalhou definitivamente os bastidores do Botafogo. Depois de ‘rebaixar’ Carlos Leiria novamente à base e anunciar o retorno de Caçapa à comissão permanente, o clube também decidiu mirar em um novo nome para reforçar o ataque: Marcos Paulo. Ex-Fluminense, o jogador retornou ao Brasil em janeiro após quase dois anos no futebol europeu.

Marcos Paulo selou seu retorno ao futebol brasileiro no dia 23 de janeiro por um acordo de três anos com o Boavista – próximo adversário do Botafogo no Cariocão. Contratado com status de ‘o cara’ do elenco, o atacante só defendeu o Verdão de Saquarema por 258′ minutos na temporada.

O Botafogo corre contra o tempo para preencher as lacunas no elenco ainda nesta janela, que se encerra em 15 dias – ou seja, na data de 28 de fevereiro. No caso de Marcos Paulo pode haver uma brecha através da possível conservação da “janela do estadual” por parte da CBF. O quer dizer que o atacante poderia ficar à disposição do Glorioso logo após o Campeonato Carioca.

Janela do Estadual

É uma medida que permite que clubes da Série A e B do Campeonato Brasileiro contratem jogadores com vínculo ativo com os respectivos clubes após os Estaduais, ou seja, mesmo após o fechamento da janela do dia 28. A transferência, porém, só pode ser efetivada desde que a rescisão contratual ocorra em comum acordo.

O Flamengo se utilizou desse recurso para contratar Carlinhos na temporada passada, por exemplo. Havia lacuna no elenco devido à suspensão de Gabigol, afastado pelo tribunal antidoping, e ao desfalque de Pedro por lesão, então a diretoria precisou agir dentro do possível para oferecer outra opção ao técnico Tite.

Negócio com o Botafogo

As diretorias de Boavista e Botafogo não confirmam oficialmente as tratativas pelo jogador. No entanto, segundo apurou a ‘Rádio Itatiaia’, há um direcionamento para o acordo e o negócio é visto como viável pelas partes, especialmente pela boa relação entre os dirigentes.

O Boavista tem chances remotas de classificação à próxima fase do Campeonato Carioca. Apesar de estar só a três pontos do Sampaio Corrêa, quarto colocado, o time de Saquarema figura na décima colocação e perde no critério de desempate para os concorrentes diretos. Ou seja, a equipe teria que vencer os próximos dois compromissos e basicamente torcer para nenhum dos outros cinco pontuarem.

A questão é que, pelo cenário do Boavista no Estadual, Marcos Paulo pode deixar o clube antes mesmo de completar dez jogos. São quatro até o momento e um gol marcado, mas ainda há dois em disputa – visto que a primeira fase só se encerra na 11ª rodada. O Botafogo é justamente o próximo adversário do Verdão de Saquarema, no sábado, 15, às 19h, no Bacaxá.

Cria de Xerém, o atacante deixou o Brasil em julho de 2021 para assinar contrato com o Atlético de Madrid – clube o qual manteve vínculo até janeiro. Acontece que Marcos Paulo sequer chegou a defender o time espanhol e foi emprestado para quatro equipes nesse ínterim: Famalicão (POR), Mirandês (ESP), São Paulo (BRA) e RWDM (BEL).

John Textor no mercado

Multicampeão na temporada passada, o Botafogo certamente esteve entre os elencos que mais perdeu peças factuais na janela. O Glorioso sofreu com dez baixas e, em contrapartida, anunciou seis chegadas: Léo Linck, David Ricardo, Jair, Artur, Rwan Cruz e Jeffinho. O sétimo contratado, o volante Wendel, se apresentará ao clube a partir de junho.

Para o setor ofensivo, mesmo de Marcos Paulo, foram três nomes oficializados: Jeffinho, Artur e Rwan Cruz. O último foi a contratação mais recente do clube, anunciado na última sexta-feira, dia 7 de fevereiro. O atacante de 23 anos assinou contrato com o clube alvinegro até o fim de 2028 por uma negociação de cerca de 8 milhões de euros (R$ 48,3 milhões na cotação atual).