Corinthians x Santos: a declaração de Ramon Diaz

Ramón Díaz pelo Corinthians em 2024 (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Ramón Díaz exalta atuação do Corinthians no clássico e rebate questionamentos sobre desempenho

A vitória do Corinthians por 2 a 1 sobre o Santos, na Neo Química Arena, pela nona rodada do Campeonato Paulista, garantiu mais três pontos para a equipe de Ramón Díaz, mas também gerou questionamentos sobre o desempenho na segunda etapa. Perguntas sobre desgaste físico, queda de rendimento e um suposto “sufoco” no fim do jogo incomodaram o treinador argentino.

“Queria perguntar o que o Corinthians fez bem. O que o Corinthians fez bem? Vocês olham o negativo, nunca o positivo”, rebateu Ramón, antes de exaltar o desempenho coletivo e destacar a força do adversário.

“Fizemos uma grande partida, jogamos contra um adversário que tem um grande treinador, tem Neymar, que dá muito prazer vê-lo, é um jogador que não se vê habitualmente. Há que se desfrutar uma partida dessa característica, ainda mais um clássico. Queríamos demonstrar nossa forma de jogar, nossa atitude, e me parece que o time fez isso bem, sabendo que num clássico o adversário te ataca, porque tem qualidade, jogadores com experiência”, afirmou.

Mesmo com a vitória, o Corinthians teve menos posse de bola (44% x 56%), finalizações (6 x 14) e passes trocados (343 x 412) que o Santos. No entanto, para Ramón Díaz, o time soube jogar o clássico e teve maturidade para administrar o resultado.

“Eu gostei porque foi um clássico intenso, com entretenimento, porque os dois times se atacaram. Da metade do campo para frente somos muito criativos. Temos que seguir crescendo, trabalhando na intensidade, na recuperação… Mas o time melhorou muitíssimo, me encantou, eu gostei. Soubemos jogar um clássico. E isso vamos precisar para jogar a Copa, há momentos que vão te atacar e você tem que defender”, avaliou.

Questionado se a postura do time, com menor posse de bola e um jogo mais direto, foi parte da estratégia ou uma adaptação às circunstâncias, Emiliano Díaz explicou que a equipe se aproveitou do esquema adversário.

“Sabíamos que, quando vão com três zagueiros, somos perigosos verticalmente, sempre ficavam mano a mano. A escolha saiu bem”, afirmou o auxiliar técnico.

Com a vitória, o Corinthians segue na liderança do Grupo A e agora volta as atenções para o confronto contra a Portuguesa, no sábado, pelo Campeonato Paulista.