Alvo do Flamengo, saiba por que Roberto Firmino evitou voltar ao Brasil

Roberto Firmino em ação pelo Al-Ahli (Foto: Reprodução/Instagram)

Desde que saiu da Inglaterra rumo ao futebol árabe, Roberto Firmino é constantemente especulado em clubes brasileiros. O atacante, porém, se desmotivou a voltar para o Brasil por conta da experiência de um ex-companheiro de Seleção Brasileira, o meio-campista William.

Em 2021, o meia retornou ao clube no qual se formou nas categorias de base e o projetou para o futebol mundial, o Corinthians. No entanto, a passagem do jogador pelo time do Parque São Jorge foi apagada e a grande expectativa que se tinha sobre ele não foi concretizada. 

Pelo Timão, ele somou 45 jogos, com apenas um gol e seis assistências entre 2021 e 2022. O baixo desempenho gerou a insatisfação da Fiel e também ataques ao atleta nas redes sociais, que contaram com ameaças a ele e a família dele. Logo depois disso, William negociou a rescisão contratual e retornou ao futebol inglês, para atuar pelo Fulham.

Essa experiência além de ser traumática para o meio-campista também serviu de alerta para outros jogadores com carreira na Europa e que pensam em retornar para o Brasil. Com Roberto Firmino não foi diferente.

O camisa 10 do Al Ahli, da Arábia Saudita, se tornou um dos maiores ídolos da história recente do Liverpool, da Inglaterra, depois de atuar pelo clube durante oito temporadas e conquistar a Premier League e a Uefa Champions League. Em 2023, recebeu uma proposta milionária do futebol árabe e rumou ao país. 

Mas com o passar dos anos e a propensão ao encerramento da carreira, ele começou a ser especulado em clubes brasileiros. Palmeiras, Flamengo e Corinthians foram algumas das equipes que demonstraram interesse e que ele teve o nome ventilado, embora nenhuma conversa tenha andado.

Mesmo sendo corintiano declarado, ele ainda não cogitou um retorno ao Brasil por conta do episódio com William e devido a violência, que ele supõe ter que conviver ao voltar.