A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) determinou que a partida entre Vasco da Gama e Botafogo, no desfecho da Taça Guanabara do Campeonato Carioca, aconteça em São Januário, às 16 horas, do dia 23 de fevereiro, um domingo. A Colina Histórica vai receber o primeiro clássico da temporada.
Notícias mais lidas:
A decisão da entidade máxima do futebol no Rio de Janeiro foi tomada na última quarta-feira (12/2) e marca o segundo clássico do Gigante da Colina na temporada. O primeiro aconteceu no estádio Mané Garrincha, em Brasília, quando o Cruz-Maltino perdeu para o Fluminense por 2 a 1, de virada.
Na ocasião, o clube saiu na frente com um gol de Philippe Coutinho logo nos primeiros minutos do confronto. Mas ainda na primeira etapa, sofreu o revés com gols de Thiago Silva e Germán Cano. Somado a esse resultado, veio o empate com o Sampaio Corrêa sem gols que levou o Vasco a 3ª posição, com 14 pontos.
A fase de grupos da competição estadual está nas rodadas finais. O Botafogo realizou a antepenúltima partida desta etapa da competição e perdeu por 1 a 0 para o Flamengo, no clássico atrasado da 7ª rodada. As equipes foram à campo na última quarta-feira (12/2), no Maracanã, e o Rubro-Negro saiu vitorioso com gol do zagueiro Léo Ortiz.
Embora o resultado não tenha definido a classificação de nenhuma das equipes, ele deixou as coisas bem encaminhadas. Enquanto o Flamengo lidera a competição com 17 pontos e precisa de apenas um triunfo nas duas partidas finais, o Botafogo além de vencer os dois confrontos que restam, precisa torcer para pelo menos um tropeço do Nova Iguaçu.
Já o Vasco da Gama, apesar de estar no G4, tem dois clássicos nos dois últimos embates. Para não correr nenhum risco, precisa vencer tanto Flamengo, no próximo sábado (15/2), quanto o Botafogo no outro domingo (23/2) para não depender de ninguém.