Cruzeiro atinge marca negativa no século e liga alerta no clube

Bandeira do Cruzeiro
Bandeira do Cruzeiro (Foto: Reprodução/Cruzeiro)

Se você acompanha o futebol mineiro, provavelmente se surpreendeu com o desempenho do Cruzeiro no Estadual deste ano. A equipe, que tem um dos elencos mais caros do país, fez sua pior campanha na fase de classificação do Campeonato Mineiro no século. Mesmo assim, avançou para as semifinais, mas mais pelo regulamento do que pelo futebol apresentado.

Desempenho abaixo do esperado

O Cruzeiro somou apenas 11 pontos em 24 disputados, com um aproveitamento de 45%. Nunca antes, desde 2001, o clube havia registrado um desempenho tão fraco nessa fase da competição. Para se ter uma ideia, até mesmo nos anos de crise, como 2020, o time teve números superiores.

Além disso, o Cruzeiro pontuou menos do que Atlético-MG, América-MG, Athletic, Tombense e Betim, mas garantiu a vaga porque liderou o Grupo C. Isso porque esse grupo era o mais fraco do torneio, contando com os dois times rebaixados: Aymorés e Villa Nova.

Elenco milionário, futebol abaixo

Com uma folha salarial de R$ 20 milhões, a expectativa era de um rendimento muito superior. No entanto, o time venceu apenas três partidas e, diante da pressão, a diretoria agiu: Fernando Diniz foi demitido ainda durante a competição, e Leonardo Jardim chegou com a missão de recuperar o rendimento.

Vale destacar que, mesmo com um elenco recheado de nomes importantes, o Cruzeiro não conseguiu engrenar um futebol convincente. Dessa maneira, a torcida já começa a demonstrar preocupação para a sequência da temporada.

A situação do Cruzeiro no Campeonato Mineiro

Cabe ressaltar que o Cruzeiro ainda tem chances de conquistar o título estadual. Porém, o desempenho até aqui serve de alerta. A equipe precisa evoluir rapidamente, porque, no mata-mata, qualquer erro pode ser fatal.

Com isso, o trabalho de Leonardo Jardim será fundamental para corrigir os problemas e fazer com que o time corresponda às expectativas. Sendo assim, os próximos jogos serão um verdadeiro teste para ver se o Cruzeiro realmente pode brigar de igual para igual com seus concorrentes.