Jogadores do Flamengo são denunciados pelo Tribunal de Justiça

Centro de treinamento do Flamengo (Foto: Reprodução)

Jogadores de Flamengo e Botafogo são denunciados pelo TJD-RJ após briga no clássico

A confusão no fim do clássico entre Flamengo e Botafogo, na última quinta-feira, terá desdobramentos fora de campo. A Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (TJD-RJ) denunciou quatro jogadores envolvidos na briga: os alvinegros Alex Telles e Barboza e os rubro-negros Cleiton e Gerson. O julgamento está marcado para o dia 19 de fevereiro, às 14h.

A denúncia se baseia na súmula do árbitro Bruno Mota Correia, que relatou os acontecimentos do tumulto. Barboza, do Botafogo, foi apontado como o jogador que deu início à confusão ao provocar Bruno Henrique após o apito final. Cleiton, do Flamengo, foi expulso por dar um soco no zagueiro alvinegro, que perdeu um dente durante o confronto. Gerson recebeu o cartão vermelho por trocar empurrões persistentes com Barboza, contribuindo para a intensificação da confusão.

Os jogadores foram denunciados com base nos seguintes artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD):

  • Cleiton e Barboza foram enquadrados no artigo 254-A, que trata de “agressão física durante a partida”. A punição varia de quatro a doze jogos de suspensão, podendo chegar a 24 partidas caso seja comprovada lesão corporal grave.
  • Gerson foi denunciado pelo artigo 250, por “ato desleal ou hostil”. A pena prevista é de um a três jogos de suspensão.
  • Alex Telles foi enquadrado no artigo 243-F, que trata de ofensa à honra relacionada ao jogo. A punição pode incluir multa entre R$ 100 e R$ 100 mil.

Além do relato da arbitragem, o delegado da partida, Marcos Vinicio de Abreu Trindade, também registrou a segunda parte da confusão, ocorrida no túnel de acesso ao gramado do Maracanã. No documento, ele mencionou Alex Telles, que teria incentivado os jogadores do Botafogo a esperarem os flamenguistas no túnel. Segundo o delegado, o lateral disse:

“Vamos ficar aqui, vamos esperar eles. (…) Não vamos sair daqui, vamos esperar eles. Vai se f*der, você não viu o que o jogador deles fez? Aí você não faz nada.”

Diante da confusão, o árbitro optou por não revisar as imagens para punir outros jogadores, alegando a falta de câmeras na zona mista.

Após o clássico, as equipes voltam a campo no sábado. O Flamengo, líder do Campeonato Carioca, enfrenta o Vasco às 21h45, no Maracanã. Já o Botafogo, que ocupa a sexta colocação, encara o Boavista às 19h, em Bacaxá.