Entenda se planejamento traçado pelo Corinthians na temporada deu certo

Escudo do Corinthians (Foto Reprodução/Instagram)

A comissão técnica comandada por Ramón Díaz teve sucesso no planejamento do início desta temporada. O técnico argentino conseguiu equilibrar a minutagem entre reservas e titulares, dando oportunidades para os garotos da base e acima de tudo conquistando o principal objetivo até aqui que era a classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista.

O trabalho de gestão de elenco do técnico do Corinthians tem dado muito certo. Dos grandes clubes de São Paulo, o Timão é o que apresenta um futebol mais consistente e fruto disso foi a classificação antecipada para a fase de mata-mata do Paulistão.

O Alvinegro lidera o Grupo A com 25 pontos conquistados em 10 partidas disputadas, das quais a grande maioria dos atletas foram testados. 

No gol, apesar da supremacia de Hugo Souza e uma dificuldade maior para se ter uma rodagem na posição, Matheus Donelli atuou nas três primeiras partidas do torneio, graças a uma amigdalite do arqueiro titular.

Nas laterais, há um equilíbrio bem grande entre as duas principais peças. Hugo e Matheus Bidu disputam uma vaga no time titular, mas nenhum deles têm tanta vantagem se tratando de minutagem. Embora Hugo tenha atuado tenha sido o mais utilizado nas primeiras dez partidas do ano, inclusive no clássico contra o Santos.

Na lateral-direita, Matheuzinho, com 508 minutos, esteve mais em campo que o garoto Léo Maná, com 415. Porém, os números do garoto revelado no Terrão são melhores do que vários atletas experientes do plantel corintiano.

Entre os zagueiros, a grande surpresa é João Pedro Tchoca. Ele acumulou 658 minutos, à frente de André Ramalho, Cacá e Félix Torres. Já Gustavo Henrique sequer chegou a ser acionado, por ainda se recuperar de uma lesão muscular. Já o garoto Renato não foi aproveitado e deve ser emprestado antes de receber uma oportunidade no Timão.

No meio de campo, Breno Bidon não atuou um minuto sequer por estar defendendo a Seleção Brasileira no Sul-Americano Sub-20, na Venezuela. Por outro lado, Raniele despontou como homem de confiança da comissão técnica e a surpresa foi a volta de Maycon, que ficou quase um ano parado e participou de 26 minutos em 2025. Alex Santana, José Martínez e Ryan se equilibraram na minutagem, enquanto Charles perdeu espaço após ter fechado ano passado em alta.

André Carrillo e Igor Coronado foram os nomes mais acionados entre os armadores, mas ganharam a concorrência de Rodrigo Garro, que retornou há uma semana e voltou a ser o principal jogador do meio de campo.

No ataque, o mais utilizado dos atletas é Yuri Alberto. O centroavante chegou ao 100° gol na carreira, com os tentos marcados contra o Santos, e é o vice-artilheiro da temporada, atrás apenas de Talles Magno, que marcou 4 gols no Paulistão.

O neerlandês Memphis Depay, Romero e Pedro Raul também ganharam oportunidades e marcaram um gol cada. Quem correu por fora foi o espanhol Héctor Hernández e Giovane. Agora quem deve ser emprestado por estar fora dos planos de Ramón Díaz é Kayke.