A pressão sobre os técnicos no futebol brasileiro nunca esteve tão alta, e um dos alvos recentes dessa cobrança foi Luis Zubeldía, do São Paulo. O comentarista e ex-jogador Craque Neto, conhecido por suas opiniões contundentes, fez uma declaração polêmica sobre o futuro do argentino à frente do Tricolor, durante o programa “Os Donos da Bola”, transmitido na Band. Além disso, a brincadeira com os bastidores do futebol paulista gerou reações intensas e colocou o técnico em evidência novamente.
Notícias mais lidas:
Pressão de bastidores e a “previsão” de demissão
No programa, o Craque Neto fez uma ironia sobre a situação de Zubeldía, após um recado de João Pedro Sgarbi, que sugeriu ao treinador que ele não perdesse o clássico contra o Palmeiras, marcado para o fim de semana. O ex-jogador brincou, dizendo que a pressão sobre o argentino seria tão grande, porque Sgarbi teria mandado um recado direto para ele, no programa “Jogo Aberto”. Segundo Neto, a ligação de Sgarbi com o São Paulo, incluindo seus laços com o presidente do clube, poderia ser decisiva para um futuro incerto de Zubeldía.
“Se Sgarbi mandou o recado, segura o Zubeldía, você vai cair. Ele é amigo do Julio Casares, do filho do presidente, é amigo de todo mundo aí”, disparou o Craque Neto.

Apesar das brincadeiras e da pressão mencionada, o comentarista não acredita que a demissão de Zubeldía seja iminente, mesmo com o time sem vencer há três rodadas no Campeonato Paulista. O Tricolor segue líder de sua chave e, portanto, depende apenas de si para avançar ao mata-mata. Isso porque o time tem mostrado um bom desempenho em parte da competição, apesar de não conquistar vitórias recentemente.
“Pra mim, nenhum dos dois cai (Abel e Zubeldía). Por sinal, o São Paulo tem que melhorar muito. Ganha o jogo do Corinthians, parece que ganhou o Mundial. É um dos maiores times do mundo, mas tratam eles como clube qualquer”, comentou o Craque Neto, alfinetando a forma como a imprensa e torcedores lidam com a pressão sobre os técnicos.
O clássico que pode mudar tudo
Sendo assim, o Craque Neto também analisou o clássico Palmeiras e São Paulo, previsto para o próximo domingo (16). Mesmo com a maré ruim de resultados, o apresentador não descartou uma possível vitória do Tricolor, destacando o fator psicológico que envolve jogos desse porte.
“O SPFC vai ter que jogar muito contra o Palmeiras no domingo (16). Quer apostar que o SPFC ganha? É jogo duro para o Palmeiras. É jogo diferente. O nível técnico é outro”, disse o comentarista.
Vale destacar que o impacto do clássico pode ser determinante para o futuro de Zubeldía no cargo. Caso o São Paulo vença, o cenário muda completamente, afastando as especulações sobre uma possível demissão. Isso porque, em clubes como o São Paulo, vitórias em grandes jogos podem ser um divisor de águas para a continuidade dos treinadores.
Portanto, a pressão sobre o técnico argentino parece seguir firme, mas a chance de uma reviravolta no próximo clássico pode ser o suficiente para manter Zubeldía na posição, pelo menos por mais um tempo.