Textor encaminha a chegada de 2 reforços ao Botafogo

Textor durante coletiva de imprensa do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo FR)

O Botafogo segue ativo no mercado de transferências e está próximo de anunciar dois reforços importantes para a temporada de 2025. O clube carioca avançou nas negociações pelo atacante paraguaio Jesús Medina, do Spartak Moscou, e fechou a contratação do meia-atacante uruguaio Santiago Rodríguez, que atuava no New York City.

Jesús Medina, de 27 anos, aguarda apenas a realização de exames médicos para ser oficializado como jogador do Botafogo. O acordo com o Spartak Moscou prevê um empréstimo válido até dezembro de 2025, com opção de compra ao final do contrato. O jogador pode atuar pelos dois lados do ataque e chega ao clube com experiência internacional.

Nesta temporada no futebol russo, Medina disputou 19 partidas, marcando três gols e dando uma assistência. Revelado pelo Libertad, o atacante tem passagens pelo New York City e CSKA, além de nove jogos pela seleção paraguaia. Entre seus títulos, destacam-se a MLS Cup, conquistada em 2021, e a Copa da Rússia, vencida em 2023.

Já Santiago Rodríguez, de 25 anos, teve sua transferência sacramentada por US$ 17 milhões (R$ 98 milhões na cotação atual). O meia-atacante assinou um contrato válido até dezembro de 2028, com a possibilidade de renovação por mais um ano.

Segundo informações do jornalista Rodri Vázquez, da rádio uruguaia “Sport 890”, o jogador viaja ao Rio de Janeiro entre segunda e terça-feira para se apresentar ao clube. Na última temporada, Rodríguez se destacou pelo New York City ao marcar 16 gols e fornecer seis assistências em 40 jogos. O jogador também tem experiência na seleção uruguaia, pela qual já disputou 11 partidas.

Com a chegada de Rodríguez, o Botafogo concretiza sua oitava contratação para a temporada de 2025. O clube já havia acertado com o goleiro Léo Linck, os zagueiros Jair e David Ricardo, os atacantes Artur, Nathan Fernandes e Rwan Cruz, além do meia Wendel, que só se apresentará em junho.